Categories: Sem categoria

Exército antecipa nomeação de comandante após ameaças e ataque

Spread the love

Exército antecipa nomeação de comandante após ameaças e ataque

 

Escolhido por Lula, o general Julio Cesar de Arruda assume nesta sexta (30), Há pressão em relação à segurança do presidente eleito e o risco dos acampamentos bolsonaristas.

 

O general Júlio Cesar de Arruda foi indicado pelo presidente Lula para assumir o comando do Exército | Foto: Alan Santos / Presidência da República

O general Julio Cesar de Arruda, indicado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupará o comando do Exército interinamente a partir desta sexta-feira (30). A nomeação definitiva deverá ser assinada por Lula, quando o presidente eleito assumir, a partir do dia 1º de janeiro.

O motivo da antecipação para nomeação de Arruda se dá pela pressão em torno do novo governo em relação à segurança de Lula, que foi revista em virtude da aglomeração bolsonarista nos arredores do Quartel-General do Exército, em Brasília, e das ameaças de atentados ocorridas na última semana.

A expectativa ao redor do presidente eleito é para que o general Julio Cesar mude o tratamento dado aos manifestantes extremistas, já que o acampamento, em área militar, passou a ser classificado como “incubadora de terroristas” e de atos violentos, como alegou o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no sábado (24), após a Polícia Militar do Distrito Federal prender um empresário bolsonarista acusado de montar artefato explosivo em um caminhão de combustível.

Júlio Cesar de Arruda, de 63 anos, é chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército e foi comandante Militar do Leste. Ele é o mais antigo dos generais que ocupam o Alto Comando do Exército.

Marinha e Aeronáutica

Além do general Arruda, os demais comandantes das Forças Armadas que foram escolhidos por Lula e pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, são: o almirante Marcos Olsen, Marinha, e o brigadeiro Marcelo Damasceno, Aeronáutica.

Segundo apuração da colunista do Uol, Carla Araújo, houve consenso entre os militares de que o atual comandante do Exército, Marco Antonio Gomes Freire, deveria passar o bastão para o general Arruda antes da posse de Lula. A avalição feita pelos militares é que diante do aumento do receio de episódios de violência, é prudente que o Exército já esteja sob o comando do general escolhido pelo presidente eleito.

A cerimônia de troca de comando ocorrerá na sexta no Clube do Exército, em Brasília e terá a presença de Nogueira de Oliveira e Múcio.

__
com informações de agências

AUTOR
Blog do Mamede

Recent Posts

Lançamento de Livro: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park (Parque Calixto Abrão)

Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…

21 horas ago

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

21 horas ago

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal de gratificações em ação do MPGO

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…

21 horas ago

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos incompatíveis durante mandato

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…

21 horas ago

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?   Causas vão…

21 horas ago

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia   Datafolha mostra que brasileiros…

21 horas ago