Categories: Sem categoria

Vacinação mais rápida poderia ter evitado a morte de 47 mil idosos pela Covid

Spread the love

Vacinação mais rápida poderia ter evitado a morte de 47 mil idosos pela Covid

 

Estudo da Fiocruz e universidades mostra ainda que se governo Bolsonaro tivesse agilizado a oferta de imunizantes, 104 mil internações nessa faixa poderiam não ter ocorrido

 

Foto: Nailana Thiely / Ascom Uepa / Fotos Públicas

A atuação omissa e irresponsável do governo Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19 fica ainda mais patente a cada estudo envolvendo o tema. Se quando começou, a vacinação tivesse o mesmo ritmo adquirido oito semanas depois, 47 mil mortes de idosos poderiam ter sido evitadas, assim como 104 mil hospitalizações nessa mesma faixa etária, somente em 2021. É o que indica análise feita pela Fiocruz e parceiros, publicada na revista científica “The Lancet Regional Health Americas” nesta segunda-feira (21).

A análise contou com pesquisadores da Fiocruz, do Observatório Covid19 BR, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP).

Leia também: Bolsonaro usa PGR para impedir investigação de dados da CPI da Covid

Segundo informa a Agência Fiocuz, o estudo indica que, em estimativas consideradas conservadoras pelos autores, as vacinas contra a doença salvaram de 54 mil a 63 mil vidas de idosos com 60 anos ou mais de janeiro a agosto de 2021. Neste mesmo período, a imunização também evitou de 158 mil a 178 mil internações nessa faixa.

Por outro lado, o estudo aponta que se a imunização tivesse caminhado com o mesmo ritmo daquele verificado oito semanas depois de seu início, por exemplo, o número de mortes de idosos poderia ter sido de 40% a 50% menor em relação àquele observado no pico da variante de preocupação Gama do coronavírus. A análise mostra que outras 47 mil vidas de idosos poderiam ter sido salvas e aproximadamente 104 mil hospitalizações poderiam ter sido evitadas se houvesse maior rapidez na oferta da vacina à população.

Se por um lado o estudo destaca a importância da vacinação para evitar mortes e hospitalizações especialmente nessa idade, por outro fica explícito o quanto a história de milhares de famílias pelo país poderia ser diferente se tivesse havido maior empenho por parte do governo Bolsonaro para acelerar o processo de imunização, tanto no que diz respeito à agilização na aquisição em grandes quantidades, quanto no estímulo à vacinação.

Leia também: Especialistas reforçam uso de máscara e vacina na luta contra a Covid

“Ainda que não pudéssemos evitar a emergência da variante Gama, visto que ela surgiu em novembro e as vacinas foram disponibilizadas em janeiro, uma vacinação rápida poderia diminuir consideravelmente o pico de hospitalizações e óbitos, especialmente entre idosos e principalmente nos estados em que a Gama demorou um pouco para chegar”, disse, conforme a agência Fiocruz, a pesquisadora Flávia Maria Darcie Marquitti, da Unicamp.

Leonardo Ferreira, um dos autores do artigo e pesquisador do Instituto de Física Teórica da Unesp, explicou ao jornal Folha de S.Paulo que “o que limitou a capacidade de vacinação foi a pouca procura de vacina por parte do governo federal”. Ele argumentou ainda que o governo poderia, por exemplo, ter colaborado com o Instituto Butantan para a compra de mais doses da Coronavac, assim como poderia ter adquirido outros imunizantes, como o da Pfizer, com maior rapidez.

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

16 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

17 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

17 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

17 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

17 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

17 horas ago