Categories: Sem categoria

“Bala de prata” da campanha Bolsonaro pode ser crime eleitoral

Spread the love

“Bala de prata” da campanha Bolsonaro pode ser crime eleitoral

 

Denúncia – ainda sem provas – supõe que emissoras de rádio estariam boicotando a campanha à reeleição do presidente.

 

O ministro das Comunicações do governo Jair Bolsonaro (PL), Fábio Faria, pode ter cometido crime eleitoral com a denúncia – ainda sem provas – de que emissoras de rádio estão boicotando a campanha à reeleição do presidente. Segundo Faria, ao longo do segundo turno, essas emissoras deixaram de veicular ao menos de 154 mil inserções da propaganda eleitoral de Bolsonaro, conforme uma suposta “auditoria”.

A acusação foi feita na segunda-feira (24) durante atabalhoada entrevista coletiva em frente ao Palácio da Alvorada. Ao falar em “grave violação do sistema eleitoral”, o ministro pareceu lançar uma “bala de prata” na tentativa de evitar a iminente derrota de Bolsonaro para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“De 7 a 21 (de outubro), a campanha do presidente Jair Bolsonaro teve a menos no Brasil 154.085 inserções de rádio”, declarou. “Esses dados já estão coletados, já fizemos dupla checagem.” Com essa alegação, Faria anunciou que a campanha pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspensão da propaganda eleitoral de Lula nas rádios.

Sem passar recibo, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, deu 24 horas para os bolsonaristas apresentarem “provas e/ou documentos sérios que comprovem sua alegação”. Do contrário, Moraes deixou claro que a Corte pode instaurar inquérito para apurar crime eleitoral – este, sim, gravíssimo – praticado pela campanha de Bolsonaro.

Pois até o momento, vencido o prazo estipulado pelo presidente do TSE, a denúncia permanece vazia. A defesa de Bolsonaro apresentou apenas uma tabela com exemplos de oito rádios no Nordeste que não teriam feito as inserções devidamente entre os dias 7 e 14 de outubro. Em vez de 154 mil inserções, listam somente 700.

De acordo com o UOL, tampouco houve auditoria. A denúncia é baseada tão-somente “em dados coletados e processados por software de monitoramento de audiência de emissoras, desenvolvido pela empresa Audiency Brasil Tecnologia”. Só que essa metodologia, via algoritmo, “apresenta sinais de inconsistência e pode gerar dados imprecisos e/ou incompletos”.

Nesta quarta-feira (26), o TSE esclareceu as responsabilidades na transmissão das inserções. “Compete às emissoras de rádio e de televisão cumprirem o que determina a legislação eleitoral sobre a regular divulgação da propaganda eleitoral durante a campanha”, disse o órgão. Segundo o comunicado, “não é função” do TSE “distribuir o material a ser veiculado no horário gratuito. São as emissoras de rádio e de televisão que devem se planejar para ter acesso às mídias e divulgá-las”.

AUTOR
Blog do Mamede

Recent Posts

Anthony Garotinho Mostra Para o Brasil Quem De Fato é Ronaldo Caiado

Gente boa do Blog, quer saber quem é Ronaldo Caiado, veja esse vídeo do ex-governador…

1 dia ago

Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular acontece na próxima quinta (10) em São Paulo

Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular acontece na próxima quinta (10) em São Paulo…

1 dia ago

STF mantém inconstitucionalidade de lei do DF que criava ensino domiciliar

STF mantém inconstitucionalidade de lei do DF que criava ensino domiciliar 1ª Turma confirmou que…

1 dia ago

Movimentos lançam, dia 10, plebiscito sobre questões que afetam a vida do povo

Movimentos lançam, dia 10, plebiscito sobre questões que afetam a vida do povo   Atividade…

1 dia ago

Senado rejeita juízes indicados por Milei e escancara crise no governo

Senado rejeita juízes indicados por Milei e escancara crise no governo   Com apoio de…

1 dia ago

Apoiadoras de Trump, empresas de tecnologia perdem bilhões após tarifaço

Apoiadoras de Trump, empresas de tecnologia perdem bilhões após tarifaço   Somente nesta quinta (3),…

1 dia ago