Categories: Sem categoria

“Pintou um clima”: novos vídeos reforçam necessidade de investigar Bolsonaro

Spread the love

“Pintou um clima”: novos vídeos reforçam necessidade de investigar Bolsonaro

Declaração feita na sexta-feira não foi a primeira de Bolsonaro sobre as meninas vindas da Venezuela. PT e oposição querem investigação. Governo atrapalha combate à pedofilia

Governo Bolsonaro tem orçamento de combate à pedofilia 99% menor que o de Dilma (foto: Site do PT)

Depois da repercussão do vídeo em que Jair Bolsonaro disse, na sexta-feira (14), acreditar que “pintou um clima” entre ele e meninas de 14 anos vindas da Venezuela, em uma comunidade pobre do Distrito Federal, descobriu-se que esta não foi a primeira vez em que o atual presidente explorou e difamou as adolescentes.

Outros vídeos recuperados comprovam que Bolsonaro contou a mesma história pelo menos duas outras vezes, sempre se referindo às meninas como “bonitinhas” e afirmando que elas se prostituiriam. Em um desses novos vídeos, ele chega a dizer com todas as letras que as adolescentes estavam se arrumando “para fazer programa” (assista abaixo).

Além de já ser muito grave o fato de um presidente da República acreditar que pode “pintar um clima” entre ele e garotas de 14 anos, os novos vídeos reforçam a necessidade de uma investigação séria, com o objetivo de proteger as adolescentes e garantir seus direitos. Especialmente porque já foi comprovado que a casa mencionada por Bolsonaro, na verdade, abriga um programa social, de acolhimento às meninas.

Comissão vai investigar o caso

Uma investigação séria é o que esperam parlamentares do PT e da oposição. Graças a um requerimento do senador Fabiano Contarato (PT-ES), aprovado na terça-feira (18), a Comissão de Direitos Humanos (CDH) vai realizar uma audiência pública para debater as declarações de Bolsonaro.

“O chefe do Executivo, mesmo que tenha prejulgado um fato criminal, deve explicar o que tomou de providências para garantir proteção àquelas crianças e adolescentes que estariam em situação de vulnerabilidade”, disse Contarato (PT-ES).

A audiência pública também vai discutir possível intimidação praticada por Michele Bolsonaro e Damares Alves. A primeira-dama e a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos tiveram um encontro com as adolescentes há poucos dias, depois que o caso assumiu o noticiário nacional.

Em outra reação, ainda no dia 16, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para investigar “prováveis crimes” cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro em relação ao episódio.

Bolsonaro e sua base atrapalham combate à pedofilia

Jair Bolsonaro não só escolhe palavras que lembram as usadas por homens abusadores como também age para dificultar o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Como denunciado pela ex-ministra do Combate à Fome e Desigualdade Social Tereza Campello, Bolsonaro previu, para 2023, um orçamento pífio para o combate à pedofilia. 

Enquanto no governo Dilma, os serviços de proteção especial contavam com mais de R$ 1 bilhão por ano, Bolsonaro reservou, para o ano que vem, apenas R$ 15,4 milhões. Uma redução de 99%!

E pior: nesta quarta-feira (19), a base de Bolsonaro na Câmara dos Deputados votou contra a urgência do projeto que inclui a pedofilia como crime hediondo.

“Por que não querem ver avançar essa proposta? Por que votaram contra crianças e adolescentes? “Pintou um clima” na base bolsonarista com o crime?”, indagou a deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

 

Da Redação, com UOL e PT no Senado

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

13 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

14 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

14 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

14 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

14 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

14 horas ago