Categories: Sem categoria

Pesquisa Ipec mostra que Lula cresce em segmentos mais numerosos da população

Spread the love

Pesquisa Ipec mostra que Lula cresce em segmentos mais numerosos da população

 

Levantamento aponta que preferência pelo ex-presidente aumentou entre os mais pobres, com ensino fundamental, pretos, pardos e mulheres e entre os que recebem auxílio

 

Lula durante ato em Curitiba. Foto: Ricardo Stuckert

A mais recente pesquisa do Ipec, divulgada na noite desta segunda-feira (19), reafirma a preferência pelo ex-presidente Lula (PT) em segmentos numerosos da população, dentre os quais figuram os que mais têm sofrido com o descaso do governo de Jair Bolsonaro (PL). Além de mostrar um quadro positivo para o petista e de estagnação do atual presidente, o levantamento aponta que Lula continua tendo melhores resultados entre os mais pobres, com ensino fundamental, entre pretos, pardos e mulheres e entre os que recebem auxílio governamental.

Segundo a pesquisa, no plano geral, Lula cresceu um ponto em relação à aferição anterior (12/9), ficando com 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro segue na casa dos 31%. Considerando apenas os votos válidos, o petista vai a 52%, enquanto Bolsonaro fica com 34%. Num eventual segundo turno, o resultado ficaria em 54% para Lula contra 35% de Bolsonaro.

Leia também: Ipec: Vantagem de Lula sobre Bolsonaro é a maior, desde o início da campanha

A preferência pelo ex-presidente salta para 58% entre as famílias com renda mensal de um salário mínimo — antes era 55%. Estes mesmos índices se repetem quando o público é o de pessoas com ensino fundamental.

Entre pretos e pardos, também houve crescimento de Lula, que passou de 52% para 50%, assim como entre os eleitores do Nordeste, onde ele passou de 61% para 63%.

Nos lares com ao menos um beneficiário de auxílio federal, o índice é igual ao da pesquisa anterior: 55%. Quando o recorte é por religião, Lula tem a preferência da maioria dos católicos, 53%, crescimento de um ponto com relação ao Ipec do dia 12. Entre as mulheres, Lula também teve crescimento, saindo de 48% para 50%

Lula ainda é o favorito entre os que avaliam negativamente a gestão de Bolsonaro, com índice que saiu de 76% antes para 78% agora. Além disso, o petista passou a ter melhor desempenho entre os eleitores que vivem em municípios com até 50 mil habitantes: 53%.

Leia também: Rejeição a Bolsonaro não para de crescer desde o 7 de Setembro

Ao analisar alguns desses dados na Globo News, o sociólogo Mauro Paulino comentou: “Esta é a terceira pesquisa Ipec que mostra uma ascensão de Lula, mesmo que dentro da margem de erro. E a gente observa esse mesmo movimento em diversos segmentos mais numerosos: entre homens, mulheres, renda mais baixa, intermediária, entre católicos…os diversos segmentos mostram uma ascensão de Lula e estabilidade de Bolsonaro”.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022 e ouviu 3.008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Blog do Mamede

Recent Posts

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação   Candidato a prefeito de São…

17 horas ago

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão   Além de ampliar o período…

17 horas ago

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”   O aumento para…

17 horas ago

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras   Relatório do…

17 horas ago

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social Deputada federal disputa para ser a 1ª…

2 dias ago

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira   Os economistas…

2 dias ago