Categories: Sem categoria

MPGO RECOMENDA À POLÍCIA CIVIL DE RIO VERDE QUE ADOTE MEDIDAS ESPECÍFICAS NO ACOMPANHAMENTO DE INQUÉRITOS DE MORTES OCORRIDAS DURANTE ATUAÇÕES POLICIAIS

Spread the love

MPGO RECOMENDA À POLÍCIA CIVIL DE RIO VERDE QUE ADOTE MEDIDAS ESPECÍFICAS NO ACOMPANHAMENTO DE INQUÉRITOS DE MORTES OCORRIDAS DURANTE ATUAÇÕES POLICIAIS

MPGO vai acompanhar dados de mortes em ocorrências policiais

O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou à 8ª Delegacia Regional de Rio Verde, no sudoeste goiano, que adote providências no sentido de que os inquéritos relacionados a mortes que tenham sido registradas nos grupos especializados e delegacias da regional, e que tenham acontecido durante ações de policiais militares, sejam acompanhados desde a comunicação e registro dos fatos até a conclusão das investigações por meio de medidas específicas.

A recomendação foi feita pelo promotor de Justiça Paulo de Tharso Brondi de Paula Rodrigues, da 11ª Promotoria de Justiça de Rio Verde. O objetivo, segundo ele, é prevenir e apurar os casos de letalidade policial nos municípios da comarca, seguindo as premissas da Constituição a respeito do papel do MP no controle externo da atividade policial. As providências deverão ser seguidas por todos os delegados da regional Rio Verde.

Para cumprir as resoluções contidas na recomendação, as autoridades policiais devem comparecer pessoalmente ao local dos fatos assim que for comunicada a ocorrência para que sejam providenciados o isolamento, a perícia e a necropsia. Além disso, a comunicação do fato deve ser feita ao Ministério Público num prazo máximo de 24 horas.

O documento orienta ainda que o inquérito policial contenha informações sobre os registros de comunicação, imagens e movimentação das viaturas envolvidas na ocorrência. As armas de todos os agentes de segurança pública envolvidos na ocorrência devem ser apreendidas e submetidas à perícia específica.

O promotor recomendou também que o histórico funcional militar completo de cada policial envolvido na ocorrência seja juntado ao processo, além das pesquisas nas bases de dados policiais de praxe. (Mariani Ribeiro / Assessoria de Comunicação Social do MPGO)

Blog do Mamede

Recent Posts

PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF

PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…

15 horas ago

O Prefeito Sou Eu: Karla Rabelo, pelo andar da Carruagem Será A Chefe De Compras Da Prefeitura

Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…

15 horas ago

O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores

O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…

15 horas ago

Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores

Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…

16 horas ago

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…

16 horas ago

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas   A Iniciativa Global…

16 horas ago