Aconteceu durante toda está quinta-feira em Catalão a Jornada Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas. O encontro foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal e envolveu diversas cidades que compõe a região Sudeste de Goiás. A iniciativa do evento é do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED) e do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CEPOD). A Jornada deve visitar os oito polos estaduais até agosto de 2014.
A vice-presidente do CEPOD, Maria Sônia França, explicou que o programa objetiva promover uma discussão sobre o uso de drogas, a fim de prevenir o consumo de entorpecentes e evitar que a busca por esse mal aumente nos municípios goianos. “Os locais visitados devem criar lideranças comunitárias de vários segmentos junto do poder público. A sociedade deve se mobilizar para fortalecer a luta de combate ao tráfico, ao aliciamento dos jovens, devemos prevenir para não remediar e deixar para depois pode custar muito para a sociedade”, explicou.
Os órgãos mobilizados trabalham com o entendimento de que algumas medidas práticas podem combater a dependência química como, por exemplo, reconhecer que a doença é um adoecimento da vontade e, por isso, não se pode depender da boa vontade da pessoa querer se tratar. Insistentemente eles reforçam que a família, os amigos e a sociedade precisam intervir.
De acordo com os organizadores o tema central das ações é “vida saudável – mais que prevenção”, e oficinas ministradas nas cidades sedes do projeto devem esclarecer melhor o foco a que se espera alcançar. A análise dos trabalhos e a avaliação final serão feitas no dia 30 de outubro, em Goiânia.
Por: Gustavo Vieira
STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026…
Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial Esvaziado…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro Indiciamento do criminoso e de outros…
Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula Ao lançar programa…