Categories: Sem categoria

Casos de dengue caem no país e Goiás apresenta índices preocupantes

Spread the love

 (clique no gráfico para ampliar)

Segundo os boletins e levantamentos da dengue em todo o país, no mês anterior, Goiás possuía três cidades com maior número de casos notificados da doença: Goiânia, com 6.089; Luziânia, 2.888; e Aparecida de Goiânia, 1.838.

Essas cidades ainda continuam a liderar o ranking e de acordo com o boletim semanal de dengue, da Secretaria de Estado da Saúde do Estado, até o dia 12 deste mês, a capital acumulou quase que o dobro de notificações, tendo alcançado 11.214 casos. Luziânia segue firme em segundo lugar, agora com 6.825 suspeitas, seguida por Aparecida de Goiânia que chegou aos 3.866 registros. De acordo com o órgão, até o mesmo período, o governo de Catalão não havia apresentado seus números.

Apesar desses índices, os casos de dengue no Brasil registraram uma queda de 80% nos primeiros dois meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Até fevereiro, foram contabilizadas 87 mil notificações. Em 2012, foram 427 mil casos. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos graves e de mortes também sofreu uma redução significativa: 84% e 95%, respectivamente.

O número de casos de dengue registrados em Goiás até o referido período apresentou uma queda de 55,93%, em comparação ao mesmo período do ano passado. O dado está no último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Até o momento foram notificados 47.956 casos, com 8 mortes confirmadas (Amorinópolis – 1; Anápolis – 1; Bela Vista de Goiás – 1; Goiânia – 2 e Iporá – 3) e 36 óbitos suspeitos. Já os números de casos confirmados de dengue pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4, até a 15ª semana, chegaram aos 136 – 102 de tipo 1 e 34 do tipo 4.

Em Catalão, uma mulher de 52 anos, moradora da Vila União, foi encaminhada para o Hospital Nasser Faiad com suspeita de dengue hemorrágica. Suas queixas de dores e mal-estar, além de ter vomitado sangue, levaram os médicos a suspeitar desse quadro de saúde. Ela se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e tem apresentado boa recuperação, podendo ter alta em dois ou três dias.

Segundo informações da Santa Casa de Catalão, um recém-nascido também teria contraído a doença. O hospital está dando toda a atenção necessária à criança e por enquanto seu quadro clínico é estável.

 

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

16 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

17 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

17 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

17 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

17 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

17 horas ago