A Coalizão defende uma proposta visando a ampliação da participação popular nas instâncias de poder. Segundo o texto da cartilha, “existe um grande número de problemas em nosso sistema eleitoral que necessita de mudanças”. No entanto, o Projeto de Iniciativa Popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas optou por considerar as questões estruturantes necessárias para uma reforma neste sentido.
Para a Coalizão os problemas estruturantes do sistema político brasileiro, ou seja, não há como avançar no processo democrático sem removê-los, são:
1) O financiamento de campanhas por empresas e a consequente corrupção eleitoral;
2) O sistema eleitoral proporcional de lista aberta de candidatos;
3) A sub-representação das mulheres;
4) A falta de regulamentação dos mecanismos da democracia direta.
A votação da inconstitucionalidade do financiamento de empresas em curso no Supremo Tribunal Federal, que já conta com a maioria de votos, representa um importante fato e terá consequências sobre o sistema eleitoral brasileiro, colocando a Reforma Política na pauta do legislativo e perante a opinião pública do país.
Segundo nota publicada nesta segunda-feira (14) pela Comissão Política Nacional do PCdoB, é necessária “uma enérgica mobilização do campo político progressista e dos movimentos sociais tanto para barrar a votação dessa ‘emenda-retrocesso’, quanto para que seja votada uma reforma política que amplie a democracia, está sim, necessária e urgente”.
Clique no línk abaixo para acessar o ducumento completo da Cartilha “Projeto de Iniciativa Popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”.
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…
Alexandre de Moraes mantém benefício da delação premiada de Mauro Cid O teor das…
Atividade industrial atinge recordes em produção e emprego, em outubro CNI divulga que, em…
Polícia Federal indicia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado Se for condenado pelos…
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…