Diante da crescente quantidade furtos e roubos a pessoa e a residências em Catalão, a Polícia Militar pretende coibir essa prática criminosa e lesiva com medidas simples, eficazes e voltada à proteção do cidadão. O Tenente Leandro Borges, do 18º BPM, traz importantes orientações para que os números dessa modalidade de crime não aumentem alarmantemente.
“Para que a pessoa não tenha uma desagradável surpresa como chegar a casa e perceber que seus pertences foram levados, é recomendável que se tranque sempre portas e portões de acesso da residência. Não deixe nem a casa e nem o carro abertos, ainda que por poucos momentos. Os delinquentes valem-se de nossos descuidos”, disse Borges.
A polícia recomenda ainda que não seja admitido o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica, ente outros, devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone.
É indicado ainda não guardar valores altos em sua casa. Faça seguro deles e confie sua custódia a cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto a sua existência e localização. Sempre que possível instale mais de um, instalando um deles fora de seus aposentos particulares.
Bolsas femininas, celulares e outros objetos que chamam atenção são os itens bastante visados por bandidos. Qualquer descuido pode ser a chance para a ação dos oportunistas. “É preciso atenção para não se tornar mais uma vítima”, acrescentou Borges.
Cortinas e persianas completamente fechadas e luzes acessas durante o dia e a noite, são indicativos de morador ausente. Peça ajuda aos seus vizinhos, não deixando acumular jornais e correspondências. Se possível, faça o uso de equipamentos tecnológicos para melhor proteger seus bens e família. Cercas elétricas e sistema de monitoramento interno são bem interessantes.
Dos nove crimes com mais registros no país o roubo qualificado (24%) é o segundo mais comum, perdendo apenas para o tráfico de drogas (27%). Nesse contexto entram ainda outras formas de subtração dos bens alheios, como roubo simples (10%), furto qualificado (7%), furto simples (7%) e o latrocínio – roubo seguido de morte – (3%). Os homicídios qualificado (7%) e simples (5%) e o porte ilegal de arma (4%) também são pontuados.
Por: Gustavo Vieira
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…
Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…
O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…
Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…