A Academia Catalana de Letras recorda que, antes do surgimento de emissoras de rádio em Catalão, a comunicação com o povo era feita através de alto falantes.
O pioneiro, nessa forma de comunicação, foi o Aguiar de Paula, conhecido como “Seu Rola”, que instalou um aparelho de alto falante no bairro São João, pouco antes da metade do século passado. A finalidade era a divulgação do seu comércio no novo bairro que surgia. Mas o som, propagando-se de forma limpa e audível por quase toda a cidade, agradou os moradores e inspirou outras comunicações.
Aguiar de Paula nasceu em Uberaba no natal de 1888.
Ainda jovem, veio para Catalão à procura de oportunidades de trabalho, casando-se com uma filha da terra, Celina Rodrigues, com quem teve oito filhos: José, Bento, Laurinda, Ovídio, Sebastião, Floricena, João e Iduvirges. Trabalhou por um tempo na charqueada do Pedro Braga e depois na usina do Olavo Gomes Pires. Mas, a sua redenção econômica aconteceu com a venda de um carro de boi, de 10 cabeças, para o Cel João de Cerqueira Netto. Com o dinheiro levantou um pequeno prédio no bairro São João, onde abriu açougue e armazém.
De frente ao comércio, fixou um alto falante na ponta de um comprido poste, inaugurando uma forma de comunicação direta com os moradores. O serviço de alto falante divulgava, a princípio, as promoções de seu negócio: carne, arroz, milho, feijão e toucinho. Mas, o sucesso foi tamanho que passou a tocar músicas, veicular notícias, avisos de interesse da comunidade, achados e perdidos, recados de namoro, até nota de falecimento e hora de enterro. A animação do alto falante do “Seu Rola” era feita por um jovem, Farid Nahas, que se tornou posteriormente um conhecido locutor da Rádio Cultura, com um programa diário, o “show da cidade”.
Os filhos do Aguiar de Paula foram grandes empreendedores em Catalão. Entre outras realizações, abriram dois postos de gasolina, uma casa de beneficiamento de cereais, uma indústria de peças automotivas, além da antiga Rádio Liberdade e do velho Supermercado Avenida. O Posto Aguiar, no centro da cidade, homenageou o “Seu Rola”. O Posto Dona Celina, na Boca da Onça, homenageou a sua esposa. Ressalte-se que o casal esteve presente em ambas as inaugurações, recebendo honras dos familiares e de moradores da cidade.
Outro alto falante, que se tornou famoso em Catalão,
foi o do William Tartucci, bem na praça central da cidade. Assunto que merece um outro relato histórico.
Por: Luís Estevam