Formandos da segunda turma do Formare participam do encerramento do curso promovido pela CMOC
Com festa, apresentações e homenagens, evento reuniu alunos, familiares, empregados voluntários e gestores da companhia
Catalão, 18 de dezembro de 2019 – Uma emocionante confraternização marcou a entrega dos certificados de Assistente de Produção e Processos Industriais aos 25 participantes da segunda edição do Programa Formare. Promovido pela CMOC em parceria com a Fundação Iochpe, o curso de qualificação profissional encerrou suas atividades de 2019 em cerimônia realizada no salão do Sesi de Catalão, no Sudeste goiano, na noite do último dia 11.
Alunos da Orquestra de Cordas Dedilhadas da Fenova (Fundação Nova Vida), outro projeto apoiado pela mineradora, abrilhantaram o evento com uma breve apresentação de trechos de MPB e músicas internacionais. Em seguida, representantes da CMOC foram convidados a compor a mesa de honra. Entre eles, o diretor de Relações Institucionais, Eduardo Lima, que explicou a importância da iniciativa. “O Formare proporciona a oportunidade do jovem se tornar um profissional comprometido. Além de oferecer uma formação, o programa apoia a construção de jovens cidadãos”.
O Programa utiliza-se da própria empresa como ambiente de aprendizagem e de seus profissionais como educadores voluntários. Só em 2019, foram mais de 60 empregados envolvidos de todos os setores da CMOC.
Um dos auges da noite foi a apresentação feita pelos alunos como agradecimento a todos os envolvidos na iniciativa. O estudante Maxciel Teixeira compôs uma canção e ensaiou com seus colegas de turma. “A música surgiu a partir de um trabalho solicitado em que tínhamos que escrever sobre nossos objetivos de vida. A opinião de todos foi unânime: acreditar em nossos sonhos e lutar”, disse o formando.
Diana Mendes, coordenadora de Gestão Social da CMOC, foi uma das homenageadas e também discursou. Segundo ela, o Programa transformou a vida de alunos e educadores. “Fico honrada em saber que pude contribuir para o aprendizado e o crescimento destes jovens”.
Ela também deu detalhes da turma 2020 do Formare. “A terceira edição está garantida. O processo seletivo está em fase de conclusão e mais 25 jovens devem iniciar as atividades em fevereiro de 2020”.
Orgulho de mãe
O impacto da iniciativa é positivo e transcende as barreiras da empresa, pois tem alcance imensurável nas famílias dos jovens participantes. A mãe de um dos formandos, a dona de casa Marcela de Jesus Ramos explica: “O momento da formatura foi emocionante. É o encerramento de uma etapa de muito aprendizado. Sou grata aos empregados voluntários que se dedicaram para o desenvolvimento dos alunos. Esta parceria entre a CMOC e a Fundação Iochpe é uma importante ferramenta de educação e tem agregado muito à vida do meu filho e da nossa família”.
Sobre o Formare
Idealizado pela Fundação Iochpe que, a partir de parcerias com empresas como a CMOC em Catalão e Ouvidor, oferece cursos de educação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade social. O programa está presente em 47 cidades do país, 13 estados, e já beneficiou cerca de 20 mil alunos. Conta com 4.700 educadores voluntários dentro das 46 empresas parceiras. Os cursos proporcionam uma oportunidade de formação inicial para o mercado do trabalho. Os jovens qualificados recebem certificado reconhecido pelo MEC, emitido pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Sobre a CMOC
A CMOC Brasil atua no segmento de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos. A empresa é a segunda maior produtora de nióbio do mundo e está entre as maiores fornecedoras de fertilizantes fosfatados do Brasil. A companhia gera 4,6 mil empregos em suas três plantas industriais e duas minas no país.
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…