Categories: Sem categoria

MP recomenda convocação de suplente do vereador condenado por lesão corporal em Caldas Novas

Spread the love

MP recomenda convocação de suplente do vereador condenado por lesão corporal em Caldas Novas

Trânsito em julgado de sentença provoca extinção de mandato de vereador

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), por intermédio da 5ª Promotoria de Justiça de Caldas Novas, expediu recomendação ao presidente da Câmara Municipal de Caldas Novas, vereador Geraldo Célio Pimenta, para que convoque, em 48 horas, o suplente do vereador Wanderson Nunes dos Santos, para a vaga surgida com a extinção do mandato. A comprovação de acatamento deverá ser enviada ao MP-GO em, no máximo, cinco dias do recebimento do documento, sob pena de adoção das providências legais cabíveis.

Na recomendação, o promotor de Justiça Vinicius de Castro Borges considerou que a Constituição Federal prevê a perda ou suspensão de direitos políticos em caso de condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos. Segundo ele, também é preciso levar em consideração que o Supremo Tribunal Federal entende que a regra é autoaplicável, pois trata-se de consequência imediata da sentença penal condenatória transitada em julgado, independentemente da natureza da pena imposta, enquanto durarem os efeitos da sentença.

Wanderson Nunes dos Santos, eleito para a legislatura 2017/2010, foi condenado, em 9 de março de 2016, pelo Juizado Especial Criminal de Caldas Novas, a seis meses de detenção, em regime aberto, por lesão corporal leve, crime previsto no artigo 129, caput, do Código Penal. A apelação interposta por ele foi desprovida pela Turma Recursal da 9ª Região, em 2 de março de 2018. Teve, posteriormente, em 4 de outubro de 2018, habeas corpus conhecido em parte, para reformar a sentença condenatória, reduzindo a pena para três meses de detenção.

Em 11 de outubro de 2018, Wanderson dos Santos teve negado, pela Turma Recursal da 9ª Região, seguimento de recurso extraordinário para o Supremo Tribunal Federal. O trânsito em julgado da condenação foi fixado, inicialmente, em 1º de novembro de 2018, o que levou a Câmara Municipal, por intermédio de seu presidente, a declarar extinto o mandato do vereador, convocando o suplente.

Em novo habeas corpus, o vereador conseguiu que a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás suspendesse os efeitos da sentença penal condenatória, em 7 de maio de 2019. Os desembargadores entenderam que havia controvérsia quanto à data do trânsito em julgado da sentença, em razão do Agravo em Recurso Extraordinário. Em abril deste ano, Wanderson dos Santos obteve, em mandado de segurança, decisão liminar suspendendo a extinção do mandato.

No julgamento do mérito do mandado de segurança, a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especial denegou a segurança, sob o argumento da intempestividade do Agravo em Recurso Extraordinário e fixou em 13 de novembro de 2018 para o vereador e 26 de novembro de 2018 para o MP-GO como data de trânsito em julgado da sentença condenatória. De acordo com o promotor Vinicius de Castro Borges, a decisão proferida no mandado de segurança se sobrepõe à proferida no habeas corpus, que é reforçada pelo acórdão da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais. (Texto: João Carlos de Faria/Foto: João Sérgio Araújo – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Blog do Mamede

Recent Posts

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação   Candidato a prefeito de São…

19 horas ago

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão   Além de ampliar o período…

19 horas ago

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”   O aumento para…

19 horas ago

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras   Relatório do…

19 horas ago

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social Deputada federal disputa para ser a 1ª…

2 dias ago

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira   Os economistas…

2 dias ago