Categories: Sem categoria

Goiás Turismo apresenta projeto Trem Cultural ao MP-GO em busca de apoio

Spread the love

Goiás Turismo apresenta projeto Trem Cultural ao MP-GO em busca de apoio

Goiás Turismo detalhou o projeto para membros do MP

A Goiás Turismo apresentou ao Ministério Público de Goiás, em reunião na semana passada, o projeto Trem Cultural e Turístico da Região da Estrada de Ferro. O objetivo da apresentação foi obter o envolvimento dos promotores que atuam nos municípios da região para a mobilização que o projeto necessitará. Na exposição feita pelos gestores do órgão, foi detalhado o que é a iniciativa, suas metas, a etapa em que o projeto está, os benefícios e impactos que trará para os municípios englobados.

Organizada, no âmbito do MP, pela Área do Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional (CAO), a reunião contou com a participação dos promotores Marta Moriya Loyola e Glauber Rocha Soares, de Senador Canedo, e Fabrício Roriz Hipólito, de Pires do Rio. Também estiveram presentes a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MP, Laura Maria Ferreira Bueno; os assessores da Subprocuradoria Steve Gonçalves Vasconcelos e Lílian Conceição Mendonça de Araújo, e o coordenador da Área do Meio Ambiente e Consumidor do CAO, Delson Leone Júnior.

Entre os gestores do Estado, estiveram presentes o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Borges Amaral; o presidente do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro, José da Slva Faleiro, e o superintendente do Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Alysson Ribeiro e Silva Cabral.

No encontro, a subprocuradora Laura Bueno pontuou que o projeto apresentado pela Goiás Turismo tem conexão com a atuação do MP-GO, já que cabe à instituição a atribuição de defesa do patrimônio histórico e cultural. Os promotores presentes aproveitaram para fazer questionamentos sobre detalhes do projeto.

Os gestores explicaram na reunião que a iniciativa envolve um consórcio entre os municípios da Região da Estrada de Ferro. Criado em 2015, esse consórcio teve o interesse inicial de apenas 5 municípios, mas, atualmente, conta com 12 cidades: Caldazinha, Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Silvânia, Vianópolis, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz, Urutaí, Ipameri, Goiandira e Catalão. A ideia é que, com a integração de esforços, seja implantado um trem cultural que percorra o trajeto da linha férrea que liga esses municípios, criando uma rota de valorização da cultura regional.

O projeto encontra-se, atualmente, na fase de finalização do edital para contratação de empresa visando à realização do estudo de viabilidade técnico econômico-financeiro.

Encaminhamentos
Ficou deliberado no encontro que o material da apresentação será repassado aos promotores dos municípios englobados pelo projeto e que não puderam participar do encontro. Assim, receberão a apresentação promotores de Leopoldo de Bulhões (que tem Bonfinópolis como distrito), Silvânia, Vianópolis, Orizona, Urutaí, Ipameri, Goiandira e Catalão. O encaminhamento será feito pela Área do Meio Ambiente e Consumidor.

(Texto: Ana Cristina Arruda – Fotos: João Sérgio/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

18 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

18 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

18 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

19 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

19 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

19 horas ago