A Academia Catalana de Letras observa que, a TV Anhanguera está promovendo, neste ano, uma bela campanha em memória do seu fundador, Jaime Câmara, que estaria completando 110 anos. Aproveita o ensejo para lembrar que o ilustre jornalista fez parte da Academia Catalana de Letras, cadeira n. 13, e recebeu o título de Cidadão Catalano em uma festa memorável que movimentou, há 41 anos, a nossa cidade.
Foto; arquivo TV Anhanguera
No dia 17 de agosto de 1978, em sessão conjunta, a Câmara Municipal de Catalão e a Academia Catalana de Letras homenagearam o jornalista e escritor. Jaime Câmara foi recepcionado à entrada da cidade por grande número de catalanos que o aguardavam para um coquetel no Restaurante JK.
Naquele mesmo dia, à noite, recebeu o título de cidadão catalano e o diploma de membro efetivo da Academia Catalana de Letras, em solenidade realizada no Cine Real. Terminada a solenidade foi oferecido ao acadêmico Jaime Câmara um banquete de 250 talheres, na Churrascaria Muralha, que contou com o que Catalão tem de mais expressivo em sua sociedade.
Naquela mesma noite, esteve em Catalão a escritora e artista Goiandira do Couto, que foi saudada, na cerimônia, por Maria das Dores Campos.
Por: Luís Estevam