Em primeiro lugar gostaria de lembrar que a FCMDC é uma instituição que em 2019 completou 26 anos de história, que se contados com a antiga Casa da Cultura, seriam quase 40 anos de luta e promoção da arte e da cultura em Catalão e região.
Muitos foram os que, ao longo dessa trajetória, contribuíram para sua formação e manutenção, citando Edson Democh, primeiro presidente, o senhor Haley Margom, então prefeito e grande estimulador da Casa da Cultura, até nosso atual prefeito Adib Elias, que continua mantendo e subsidiando as diversas atividades que são levadas à comunidade, bem como as mais de 25 oficinas atualmente oferecidas na FCMDC e no CEU das Artes, também gerido pela Fundação.
De tal forma que me sinto lisonjeada e faço uma avaliação positiva e otimista de nossa gestão. Mesmo com todas as dificuldades, próprias do meio educacional e cultural, temos conseguido cumprir nosso objetivo, que é garantir e democratizar o acesso à arte e a cultura, entendendo que esse é um dos fatores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa.
Me sinto imbuída de uma enorme responsabilidade: Preservar e promover nosso Patrimônio Cultural Material e Imaterial, no qual se inserem também o nosso “Morrinho de São João” e o Museu Municipal Cornélio Ramos, que foi recentemente reformado, contando hoje com exposições temporárias e permanentes, pela primeira vez foi elaborado o Plano Museológico, parcerias com a UFG, na limpeza e catalogação do acervo, projetando o Museu Virtual Cornélio Ramos dentre diversos projetos promovidos ao longo do ano.