Categories: Sem categoria

História em Pedaços!

Spread the love
A Academia Catalana de Letras tem,
entre os seus membros, um dos maiores escritores brasileiros da atualidade. Muitos catalanos ainda não sabem disso. Mas, o acadêmico William Agel de Mello é tradutor, ensaísta,  escritor poliglota e dicionarista. Tem  58 livros publicados em vários países,  sendo também autor de 28 dicionários bilíngues.
Sua obra, no cômputo geral, constitui o maior conjunto lexicográfico do mundo, centrado numa língua neolatina,  tanto que alcançou 6 (seis) recordes mundiais,  com mais de 11.000 páginas escritas. Como diplomata,  trabalhou em diversos países da Europa,  América Latina,  Ásia e África.
Durante certo tempo, no serviço diplomático, foi secretário e amigo de João Guimarães Rosa,  a quem chamava de “mestre”. Foram mais de três anos de relacionamento, somente interrompidos pela morte do escritor. William Agel traduziu para o castelhano o romance “Grande Sertão: Veredas”, em Barcelona, travando estreita correspondência com Guimarães Rosa, hoje também publicada em livro: “Cartas a William Agel de Mello”.
A temática do sertão esteve presente na obra de ambos os escritores.Nos textos de William, a mitologia é p ponto central da literatura, revivida e recriada no sertão goiano. É o caso do romance “Epopeia do Sertão” , que se passa no ambiente de Catalão. Enquanto Guimarães Rosa criava palavras, o seu discípulo explora, ao máximo,  o sentido verdadeiro da palavra.
William Agel de Mello nasceu em Catalão,  em julho de 1937, filho de Sebastião Pinto de Mello e Alice Agel de Mello, ambos também catalanos.  Fez seus primeiros estudos no Atheneu Dom Bosco em Goiania e no Liceu estadual.  Depois foi para o Rio de Janeiro onde cursou Direito no Instituto Rio Branco. Logo após,  conseguiu entrar para o Itamaraty onde fez brilhante carreira e se distinguiu pela inteligência e capacidade de trabalho.
Quem quiser conhecer mais de perto a sua extensa obra, ou entrar em contato com o catalano William Agel de Mello, procure a Academia Catalana de Letras.
(Luís Estevam)
Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

20 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

21 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

21 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

21 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

21 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

21 horas ago