A Academia Catalana de Letras relembra que,
aos domingos, desde antigamente, os moradores de Catalão sempre buscavam alguma forma de diversão.
E sempre encontravam. Na zona rural, poucos eram os finais de semana em que não haviam pagodes nos povoados e fazendas da região.
Na cidade, em domingos e feriados, a atração eram os jogos de futebol.
Vários times fizeram parte da história do município. Para relembrar um episódio esportivo, na metade do século passado haviam dois adversários fortes em Catalão. Um era o time do José Marcelino, construtor baiano, que virou nome de avenida na cidade. O outro time era patrocinado pela Usina Martins do industrial catalano, Chico Cassiano.
Várias vezes, as duas equipes se enfrentaram heroicamente para delírio da população, quase sempre no antigo campo do Catalão Futebol Clube.
Certa vez, era final de campeonato municipal, e o time do José Marcelino, que era o CSJ (Cerâmica São José) inaugurou um belo uniforme para o jogo. O Chico Cassiano, que não havia preparado uniforme novo para sua equipe, pediu emprestado, de última hora, as camisas do OFC (Ouvidor Futebol Clube) e vestiu os seus jogadores.
Para os curiosos, que indagaram o significado, o dono da Usina explicou que era um uniforme que o time estreava significando “Osina Francisco Cassiano” (OFC). Os torcedores acharam bonita a nova sigla do time da Usina, que acabou ganhando aquele jogo. Depois da partida, as camisas foram devolvidas para o OFC (Ouvidor Futebol Clube). Lembranças boas de nossa região.