A Academia Catalana de Letras informa que,
quem se dirige a Davinópolis cruza o rio São Marcos em uma velha ponte, admiravelmente segura, e com uma antiga história. Aquela ponte está completando 66 anos de existência. Antes de 1953, ano de sua construção, existiam apenas balsas para travessia do rio.
Na época, o prefeito Cyro Netto, juntamente com o construtor José Marcelino, criaram um projeto para edificação da ponte. Mas, não haviam construtoras e nem verbas suficientes. Cyro Netto ficou sabendo de recursos do governo federal para ligação de Goiás a Minas, previstos para Paracatú, e insistiu, junto às autoridades no Rio de Janeiro, conseguindo a sua destinação para Catalão. Ainda assim, precisou da ajuda dos fazendeiros locais, de ambos os lados do São Marcos, para custeio da obra.
Foto: Ponte sendo construída
José Marcelino e o prefeito inventaram pilastras e vigas com trilhos de ferro na vertical, para sua sustentação. A ponte, que foi feita para pequenos caminhões e nunca foi retocada, sustenta a passagem de carretas com pesadas turbinas e bitrem sem mostrar uma rachadura sequer.
Estrutura inabalável como as construções de antigamente. Hoje, a estação rodoviária do São João homenageia o prefeito Cyro Netto e o construtor José Marcelino virou nome de avenida em Catalão.
Foto: fazendeiro João Fayad e o prefeito Cyro Netto