Categories: Sem categoria

Etapa de vacinação contra a Febre Aftosa e Raiva dos Herbívoros é publicada pela Agrodefesa

Spread the love

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) publicou ontem (8) portaria que dispõe sobre o calendário oficial, para a realização da vacinação obrigatória contra Febre Aftosa em bovinos e bubalinos. A etapa de imunização deve começar no próximo mês e também visa o combate da Raiva dos Herbívoros, que atingirá também os caprinos, equídeos e ovinos de todas as idades, nos 119 municípios listados pelo departamento.

De acordo com o recomendado a comercialização da vacina contra a Febre Aftosa em todos os municípios do território goiano, está autorizada no período de 30 de abril a 31 de maio de 2014.

Será preciso que o produtor no uso da obrigatoriedade comprove a vacinação de seu rebanho contra a Febre Aftosa, bem como contra a Raiva dos Herbívoros, através da declaração de rebanho – etapa maio.

O documento será disponibilizado no site www.agrodefesa.go.gov.br, a qual deverá ser impresso e entregue, devidamente preenchido e assinado e sem rasuras, juntamente com a nota fiscal de aquisição das vacinas, na Unidade Operacional Local da Agrodefesa do município onde se localiza a propriedade rural, no prazo máximo de cinco (5) dias úteis após o término da etapa, ou seja, até seis (6) de junho de 2014. Não serão aceitas declarações de vacinação via e-mail, fax ou Correios.

Para os casos em que a nota fiscal da(s) vacina(s) for emitida eletronicamente, a comprovação da vacinação estabelecida no caput do presente artigo também poderá ser feita através da internet, por meio do link Declaração de Vacinação, diretamente no site www.agrodefesa.go.gov.br, até o prazo determinado. Neste caso específico, não é necessária a entrega da cópia da declaração on-line pelo produtor nos escritórios da Agrodefesa.

Oficialmente a vacinação está programada para começar no dia 1º de maio e terminará no dia 31 do mesmo mês. O Estado de Goiás quer ser o segundo do país a conseguir o status livre de febre aftosa sem vacinação. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) está discutindo o assunto com os pecuaristas goianos e deve apresentar a proposta ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ainda este ano. O último caso de febre aftosa em Goiás foi registrado em 1995.

 

Por: Gustavo Vieira com informações da Agrodefesa/Imagem: ilustrativa

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

20 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

21 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

21 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

21 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

21 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

21 horas ago