Categories: Sem categoria

MP lança campanha educativa de combate às queimadas

Spread the love

A área de Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Goiás está promovendo o lançamento, nesta quinta-feira (8/8), da campanha Não Queime a Natureza. A iniciativa visa apresentar spots para rádio com caráter educativo e informativo de prevenção e combate aos danos causados pelas queimadas, tão presentes em Goiás nesta época do ano.

O material inclui 10 spots, que serão encaminhados a todos os promotores de Justiça com atuação na área de meio ambiente e também a rádios da capital e do interior. De acordo com o coordenador da área, Delson Leone Júnior, a mídia eleita para a divulgação da campanha foi o rádio, por ter maior capilaridade, abrangendo tanto os moradores da zona urbana, quanto rural.

Segundo detalhou, a iniciativa atende ainda demandas internas e externas para a execução de ações que possam contribuir para a redução dos altos índices de queimadas no Estado. Esta atuação pró-ativa do Ministério Público de Goiás é uma iniciativa de utilidade pública, como foco na prevenção e conscientização ambiental da população de todo Estado.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, somente neste ano já foram atendidas 4.628 ocorrências relativas a queimadas em todo o Estado, sendo que os principais locais atingidos são matagais e lotes baldios. Conforme apontado pelo coordenador-geral da Operação Cerrado Vivo do Corpo de Bombeiros, Tiago Dias Coelho, o alerta deve ser dado especialmente em razão do tempo seco, que propicia que o fogo se alastre. “Verificamos um aumento das queimadas em relação ao ano anterior, contudo, é importante destacar a sazonalidade destas ocorrências, que estão ligadas, sobretudo, a este período do ano. Por isso, a importância de redobrar os cuidados preventivos”.

Em relação às unidades de conservação existentes no Estado, foram registradas queimadas nas proximidades do Parque Altamiro de Moura Pacheco, Serra das Areias, Terra Ronca e nas proximidades da Serra de Caldas que, apesar de terem sido combatidos imediatamente, poderiam ter causado graves danos ambientais.

O coordenador Delson Leone Júnior observa ainda que denúncias podem ser feitas pelo Disque 127, às promotorias locais ou pelos demais canais de contato com o Ministério Público de Goiás.

Por MP-GO

Blog do Mamede

Recent Posts

PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF

PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…

13 horas ago

O Prefeito Sou Eu: Karla Rabelo, pelo andar da Carruagem Será A Chefe De Compras Da Prefeitura

Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…

13 horas ago

O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores

O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…

14 horas ago

Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores

Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…

14 horas ago

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…

15 horas ago

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas   A Iniciativa Global…

15 horas ago