A Academia Catalana de Letras lembra, com muito repúdio e pesar, que um catalano ganhou para governador de Goiás, honestamente no voto, mas teve sua eleição fraudada vergonhosamente. Foi o único governador eleito da história de Goiás que não tomou posse.
Tudo se deu em 1954, quando disputavam o governo de Goiás, Juca Ludovico pela situação e Galeno Paranhos pela oposição. No resultado “oficial” , Galeno obteve 105.412 votos e Juca Ludovico 106.540 votos. Resultado inteiramente falsificado conforme ficou provado pelo Tribunal Superior Eleitoral, dando ganho de causa para o catalano Galeno Paranhos.
Só que a sentença saiu muito mais tarde, depois do governo de Juca Ludovico, do seu sucessor José Feliciano e já em pleno mandato do governo Mauro Borges. Pelo menos, para honra do povo de Catalão, ficou provado oficialmente que o governador de Goiás, eleito em 1954, foi o catalano Galeno Paranhos. O seu slogan de campanha foi:
“A lua lá no céu é cor de prata. O Galeno é candidato. Tem a mesma cor também. Com a UDN não há quem possa. Viva eu, viva você. Que a Vitória já é nossa!”.
Se a justiça tivesse funcionado em tempo, Catalão teria mais um grande orgulho político. Mas, neste caso, o crime eleitoral venceu prejudicando nossa cidade.
Academia Catalana de Letras