Mesmo tendo retornado às suas origens, voltado à cidade de Ipatinga-MG, mudado seu nome para sua antiga denominação (Ipatinga) para fugir de sanções do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Betim, que não mais existe como Betim, perdeu mais uma na batalha para permanecer na série C do Campeonato Brasileiro.
Punido com o rebaixamento por dívidas trabalhistas o agora Ipatinga, que disputou esse e outros campeonatos no ano anterior como Betim, no momento, está condenado a amargar a classe D do brasileirão desse ano por meio de decisão do desembargador Mota e Silva, da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG).
Esse entendimento suspendeu os efeitos da decisão da 4ª Vara Cível da Comarca de Betim que, inclusive, impedia a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de cumprir a penalidade aplicada pelo STJD.
A série C começa no dia 26 de abril e o time mineiro estrearia contra o Cuiabá, fora de casa, na Arena Pantanal, no dia 27. Agora, com a queda do Ipatinga, vários times estão pleiteando ocupar seu espaço na Justiça Desportiva.
Neste contexto, a Federação Cearense de Futebol (FCF) segue brigando pelo acesso do Tiradentes-CE, que terminou a quarta divisão nacional no quinto posto. Além do mais, a entidade luta por uma vaga na Copa do Brasil para o Fortaleza.
O Cianorte, clube da cidade de mesmo nome, no Paraná, também está sedento pela vaga por situação semelhante a do Ipatinga, só que ocorrida em 2012. O Leão do Vale, seu apelido, briga até hoje por sua inclusão na série C e sem qualquer sucesso. Os dirigentes do clube garantem não desistir do interesse.
Outro Leão também ruge pelo mesmo posto. O Clube Recreativo Atlético Catalão (Crac), de todos, é o time que mais tem chances de ocupar o espaço, mas, segundo comunicado oficial da CBF, o substituto do Ipatinga no Campeonato Brasileiro será conhecido em breve.
Se o Tigre não conseguir reverter sua situação o Crac pode ter seu rebaixamento anulado, excluindo as chances do acesso do Tiradentes. Mesmo sendo quase nulas suas chances o Cianorte quer de todo modo ser incluído na classe C do brasileiro.
Por: Gustavo Vieira com informações do STJD
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…