O jornalista Florestan Fernandes Júnior cobrou do vice-presidente Hamilton Mourão o mesmo ímpeto em defesa da liberdade de expressão para a sua entrevista com o ex-presidente Lula, proibida pelo presidente do STF, Dias Toffoli; “Já que o Mourão virou defensor da liberdade de expressão, que tal ele pedir ao STF a liberação de minha entrevista com o Lula”, disse o membro do Jornalistas pela Democracia.
O jornalista Florestan Fernandes Júnior aproveitou que o vice-presidente Hamilton Mourão defendeu nesta segunda-feira, 15, a liberdade de expressão ao criticar a censura imposta pelo Supremo Tribunal Federal à revista Crusoé e cobrou que sua defesa se estenda ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Já que o Mourão virou defensor da liberdade de expressão, que tal ele pedir ao STF a liberação de minha entrevista com o Lula”, escreveu Florestan pelo Facebook.
Florestan Fernandes Júnior, que é membro do Jornalistas pela Democracia, teve seu pedido de entrevista com o ex-presidente Lula para o jornal El País autorizado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF, em duas decisões, em setembro e em outubro do ano passado.
No entanto, o presidente do Supremo, Dias Toffoli, revogou as decisões, mantendo Lula impedido de se manifestar e cerceando a liberdade de atuação jornalística de Florestan.
O pedido ao vice-presidente veio depois que Hamilton Mourão reagiu com veemência à decisão do ministro Alexandre de Moraes, também do STF, que censurou reportagem da revista Crusoé que relaciona o presidente do Supremo, Dias Toffoli, a suposto pagamento de propina pela Odebrecht. “Não tenho dúvida de que é censura, mas vai além da censura”, afirmou. Para ele, ao se sentir atingido, Toffoli deveria acionar o Ministério Público. “O camarada está sendo tudo, é julgador e investigador”.
Por Brasil 247
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…