O abandono de animais domésticos em Santa Tereza de Goiás foi discutido em audiência pública nessa segunda-feira (8/4), no Centro Comunitário de Geração de Trabalho e Renda, com a participação da população e de autoridades do município. A realização do debate faz parte das diretrizes de atenção à questão ambiental e ao tratamento aos animais, conforme recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). Compareceram à audiência a promotora de Justiça Nádia Maria Saab, e o prefeito de Santa Tereza de Goiás, Edson Palmeiras, além de vereadores, secretários, policiais militares, diretores de escolas e a comunidade local, totalizando 109 pessoas.
Segundo a promotora, o abandono de animais nos espaços urbanos é um problema de saúde pública e meio ambiente que precisa ser resolvido por campanhas de castração, para controle populacional, vacinação, para evitar desamparo de animais em situação de fragilidade. A integrante do Ministério Público de Goiás (MP-GO) também chamou atenção para a necessidade de se criar uma consciência que possa reverter a herança cultural de maus-tratos aos animais em uma cultura de cuidado e proteção aos animais.
Para solucionar o problema, a comunidade sugeriu a criação de um sistema de controle no qual seja possível cadastrar os animais. Após o debate, os vereadores e as demais autoridades decidiram criar um projeto de lei municipal para regulamentar políticas públicas na área.
Audiências públicas com o mesmo tema também serão realizadas nos municípios de Mutunópolis e Estrela do Norte, nos dias 22 e 29 de abril, respectivamente.
Por MP-GO
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…