O abandono de animais domésticos em Santa Tereza de Goiás foi discutido em audiência pública nessa segunda-feira (8/4), no Centro Comunitário de Geração de Trabalho e Renda, com a participação da população e de autoridades do município. A realização do debate faz parte das diretrizes de atenção à questão ambiental e ao tratamento aos animais, conforme recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). Compareceram à audiência a promotora de Justiça Nádia Maria Saab, e o prefeito de Santa Tereza de Goiás, Edson Palmeiras, além de vereadores, secretários, policiais militares, diretores de escolas e a comunidade local, totalizando 109 pessoas.
Segundo a promotora, o abandono de animais nos espaços urbanos é um problema de saúde pública e meio ambiente que precisa ser resolvido por campanhas de castração, para controle populacional, vacinação, para evitar desamparo de animais em situação de fragilidade. A integrante do Ministério Público de Goiás (MP-GO) também chamou atenção para a necessidade de se criar uma consciência que possa reverter a herança cultural de maus-tratos aos animais em uma cultura de cuidado e proteção aos animais.
Para solucionar o problema, a comunidade sugeriu a criação de um sistema de controle no qual seja possível cadastrar os animais. Após o debate, os vereadores e as demais autoridades decidiram criar um projeto de lei municipal para regulamentar políticas públicas na área.
Audiências públicas com o mesmo tema também serão realizadas nos municípios de Mutunópolis e Estrela do Norte, nos dias 22 e 29 de abril, respectivamente.
Por MP-GO
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…
Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…
O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…
Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…