Categories: Sem categoria

Oposição diz que Bolsonaro quer entregar BC ao sistema financeiro

Spread the love

Por conta dos estouvados cem dias de governo, Bolsonaro assinou um projeto que será enviado à Câmara dos Deputados prevendo a autonomia do Banco Central (BC). A medida foi comemorada pelos ultraliberais da área economia, mas obviamente rechaçadas por lideranças da oposição.

O presidente da Fundação Perseu Abramo (PT), Márcio Pochmann, analisou a proposta como mais um avanço do sistema financeiro na economia brasileira.

“Com a equipe econômica dos sonhos do mercado financeiro no Ministério da Fazenda, Temer salvou os bancos do prejuízo da recessão. Agora Bolsonaro quer entregar o comando da economia aos banqueiros, com o projeto de independência do BC. Não aceitam mais comandar só a equipe econômica”, afirmou o economista.

Na mesma direção, Ciro Gomes (PDT), candidato a presidente da República nas últimas eleições, afirmou que se privatizar os dois últimos bancos públicos (Bando do Brasil e Caixa) e entregar o Banco Central ao predomínio do sistema financeiro simplesmente se está destruindo a sustentação do povo brasileiro.

Sobre uma eventual aprovação do projeto, Ciro disse ao O Globo que seria o caso de “ir pra rua e quebrar tudo”, frase pesada que ele atribuiu a reação pela surpresa que teve ao tomar conhecimento do projeto.

“Mas não acho que o povo brasileiro deva aceitar passivamente uma medida dessas. Uma maneira de reagir é ir pra rua de forma calorosa. E eu não vou mandar ir, eu vou junto”, afirmou Ciro.

O economista Luiz Gonzaga Beluzzo fez um alerta: “é perigoso manter a independência do banco durante tensões sociais que podem nascer da própria política monetária”.

Professor da Unicamp e autor do livro “Brasil dos Bancos”, Fernando Nogueira da Costa, elencou vários motivos contrários à independência do BC, entre os quais, o político. Para ele, há um problema de legitimidade.

“A defesa do direito político do cidadão de votar, ser votado, e escolher o programa socioeconômico estratégico para o país de maneira autônoma. O projeto vencedor da eleição não pode ser usurpado por um Quarto Poder não eleito, composto arbitrariamente por tecnocratas de uma linha de pensamento econômico oposta”, defendeu.

Por Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação   Candidato a prefeito de São…

18 horas ago

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão   Além de ampliar o período…

19 horas ago

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”   O aumento para…

19 horas ago

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras   Relatório do…

19 horas ago

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social Deputada federal disputa para ser a 1ª…

2 dias ago

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira   Os economistas…

2 dias ago