Serão homenageados simbolicamente todos os integrantes da resistência através de três personalidades: o presidente João Goulart, o deputado Rubens Paiva e o presidente da UNE, Honestino Guimarães.
Em São Paulo será realizado ato será realizado Teatro TUCA, na Rua Monte Alegre, 1024, São Paulo, no dia 2 de abril de 2014, às 19h.
A escolha do TUCA para o “Ato em Homenagem à resistência democrática”, afirmam, homenageia também um dos símbolos dessa mesma resistência e seu rico debate de ideias e fértil produção cultural que a ditadura tentou sepultar.
As atividades são uma promoção das fundações Perseu Abramo e Maurício Grabois em conjunto de entidades dos trabalhadores, estudantis e de outros segmentos sociais, como a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União Nacional dos Estudantes (UNE) entre outras.
81ª Caravana da Anistia
Ainda compondo a semana de homenagens aos que tombaram durante o regime militar, a Comissão de Anistia junto com a Fundação Maurício Grabois, com o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e União da Juventude Socialista (UJS), realizarão a 81ª Caravana da Anistia da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
Filhos e filhas de perseguidos e perseguidas políticos terão seu processo de anistia julgado na Câmara Municipal de São Paulo – Plenarinho, no próximo dia 4 de abril, às 14h30. Na oportunidade serão homenageados cidadãos e cidadãs brasileiras que lutaram contra a ditadura e pelo restabelecimento da democracia em nosso país.
Processos que serão julgados na ocasião:
ANDRE ALMEIDA CUNHA ARANTES, servidor público federal, residente em Brasília, Distrito Federal, filho de Aldo Silva Arantes e Maria Auxiliadora de Almeida Cunha Arantes.
ANDRE LUIS LEIRO RABELO, geofísico, residente no Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, filho de José Renato Rabelo e Conceição Leiro Rabelo.
ANGELA CARVALHO FREITAS, residente em São Paulo, Capital, filha de Ronald Cavalcanti Freitas e Maria Luísa de Barros Carvalho.
CASSIANO DE ARAUJO FREITAS NETO, residente em São Paulo, Capital, filho de Ronald Cavalcanti Freitas e Maria Luísa de Barros Carvalho.
CELINA LEIRO RABELO, geógrafa, residente no Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, filha de José Renato Rabelo e Conceição Leiro Rabelo.
GILDA COSENZA AVELAR, servidora pública, residente em Santo Amaro, Estado de São Paulo, filha de Gilse Maria Westin Cosenza e Abel Rodrigues Avelar.
JORGE BARBOSA GUEDES, cineasta, residente em São Paulo, Capital, filho de José Luiz Moreira Guedes e Nair Barbosa Guedes.
IRACEMA GUISONI, jornalista, residente no Morumbi, SP, filha de Divo Guisoni e Raquel Felau Guisoni.
JORGE LUIZ GUIMARAES PANZERA, dirigente político, residente em Belém, Estado do Pará, filho de Eneida Canedo Guimarães e Marcos Casteli Panzera
JULIANA COSENZA DE AVELAR, servidora pública federal, residente no Rio de Janeiro, RJ, filha de Gilse Maria Westin Cosenza e Abel Rodrigues Avelar.
JULIETA SILVANY RODRIGUES LIMA, médica, residente em Salvador, Bahia, filha de Haroldo Borges Rodrigues Lima e Solange Silvany Rodrigues Lima.
LENE SILVANY RODRIGUES LIMA SANTOS, residente em Salvador, Bahia, , filha de Haroldo Borges Rodrigues Lima e Solange Silvany Rodrigues Lima.
PRISCILA ALMEIDA CUNHA ARANTES, produtora, residente em São Paulo, Capital, filha de Aldo Silva Arantes e Maria Auxiliadora de Almeida Cunha Arantes.
MAURICIO GUIMARAES PANZERA, psicólogo, residente Belém, Estado do Pará, filho de Eneida Canedo Guimarães e Marcos Casteli Panzera.
VALERIA RODRIGUES LIMA GRADIN, professora, residente em Salvador, Bahia, filha de Haroldo Borges Rodrigues Lima e Solange Silvany Rodrigues Lima.
Portal Vermelho
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…