Categories: Sem categoria

Rússia condenará o fascismo em desfile do Dia da Vitória

Spread the love

O ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu, instou nesta segunda-feira (31) a demostrar Um rechaço categórico ao fascismo durante o desfile por ocasião do 69º aniversário da vitória contra a Alemanha nazista, em 9 de maio.

O titular chamou a atenção para a crescente propagação das ideias neonazistas no espaço pós-soviético, destacando que a celebração este ano do Dia da Vitória assume um significado político.
Shoigu abordou os preparativos do histórico desfile de 9 de maio na Praça Vermelha durante uma reunião de trabalho nesta segunda-feira, segundo informação das agências noticiosas.

Ele considerou em particular, que a respeito da grande extensão das ideias fascistas na Ucrânia, a parada de 9 de maio deve demonstrar ao mundo o rechaço categórico da Rússia a essa ideologia.

“Este ano celebraremos o 69ª aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica, e para nossos cidadãos e os das ex-repúblicas soviéticas esta sempre foi uma festa especial” disse o ministro da Defesa.

Ele assinalou que no espaço pós-soviético se propagam as ideias neonazistas, enquanto o governo autoproclamado na Ucrânia tem a intenção de suprimir o 9 de maio como festa estatal, alertou.

Por iniciativa da Rússia e da Bielorrússia, 2014 Foi declarado ano do 70º aniversário da vitória na Comunidade de Estados Independentes, com vistas aos preparativos do jubileu, em 2015.

A Duma estatal russa (Cámara baixa) se pronunciou recentemente contra a glorificação do fascismo e dos intentos de reabilitação de elementos colaboracionistas com os nazistas durante a Grande Guerra Patriótica (1941-1945), nos países do Báltico e mais recentemente na Ucrânia, depois do ressurgimento na cena política de organizações fascistas como Svoboda e o Setor da Direita (partido da extrema direita), depois do golpe de Estado.

Essas organizações ultranacionalistas tiveram um papel protagonista no cenário violento dos protestos nesse país com o objetivo de derrocar o presidente legítimo Víktor Yanukóvich.

Representantes de Svoboda receberam dinheiro do novo governo instalado em Kíev, em 22 de fevereiro último, enquanto o Setor da Direita se converteu em partido político e sua líder figura entre os aspirantes à presidência da Ucrânia, nas eleições antecipadas de 25 de mayo.

Segundo o ministro da Defesa, na Crimeia, o 9 de maio a comemoração está ligada aos 70 anos da libertação da península dos ocupantes fascistas.

Prensa Latina

Blog do Mamede

Recent Posts

STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026

STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026…

5 horas ago

Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial

Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial Esvaziado…

5 horas ago

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…

5 horas ago

Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro

Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro Indiciamento do criminoso e de outros…

5 horas ago

Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula

Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula   Ao lançar programa…

5 horas ago