Representantes de Prefeituras de várias cidades, entre elas Catalão participaram de mais uma importante reunião para tratar da implantação do projeto Trem Turístico aqui, na região da estrada de ferro. O município foi representado pelo secretário de Indústria e Comércio, Ricardo Camargo; Sérgio Gebara, assessor na secretaria e Presidente do CONTUR (Conselho Municipal de Turismo) e teve a participação também da Presidente da Fundação Cultural Maria das Dores Campos e responsável pelo museu municipal, Patrícia Castro. O evento aconteceu no último dia 25/01, no Centro de Cultura e Convenções em Goiânia.
Os participantes foram recebidos pelo Presidente da Agência Goiás de Turismo da Região da Estrada de Ferro, para ouvir ideias e demandas, além de apresentar um plano de trabalho inicial. Na ocasião, o presidente se comprometeu a custear através da instituição 50% do projeto já que a outra metade será de responsabilidade do SEBRAE. O projeto terá total apoio do governo do estado. Entre as novidades foi dito que a locomotiva já está disponível. Ela foi doada e está no Rio de Janeiro e precisa apenas de manutenção, sendo que quatro vagões já foram restaurados e estão disponíveis. A estimativa é que o trem turístico já comece a rodar a partir de meados do mês de setembro. Em março, porém, um projeto físico financeiro será apresentado. Seguindo uma cartilha técnica, quatorze cidades estão envolvidas, são elas: além de Catalão, Bonfinópolis, Goiandira, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Silvânia, Urutaí, Vianópolis, Senador Canedo, Caldazinha e povoados de Ponte Funda e Caraíba.
As discussões do projeto e detalhes sobre a implantação seguem a todo vapor. Uma reunião técnica está marcada para acontecer em Catalão no próximo dia 28 de fevereiro. Entre as pautas serão discutidos aspectos como quais serão os roteiros e onde a máquina ficará.
Vale lembrar que a cidade de Catalão já está devidamente preparada para receber esse importante projeto. A Estação já foi reformada, o museu restaurado e a Fundação Cultural está organizada para receber eventos na Estação.
Trem Turístico
O Trem Turístico vai passar pelas estações das cidades e povoados. A ideia é aproveitar os trilhos como saída para os problemas financeiros, aumentar a oferta de emprego e incrementar a valorização da cultura, das artes, do folclore, da gastronomia, do artesanato e da música, segundo o Presidente do Fórum do Turismo da Região da Estrada de Ferro, Valdir Antônio Rosa.
ASCOM / Prefeitura
STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026…
Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial Esvaziado…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro Indiciamento do criminoso e de outros…
Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula Ao lançar programa…