Pois bem, na época, a um ano e alguns meses antes das eleições de 2016, escrevi aqui no Blog que o ex-prefeito tinha várias obras em execução e que elas poderiam mudar a situação, caberia esperar, ver o tempo passar para sabermos o resultado e que nada, naquele momento estaria decidido e não estava mesmo.
O mesmo pode-se dizer hoje, Adib tem agora o governo estadual do seu lado, a obra da canalização do Pirapitinga promete ser a principal obra em seu mandato ( mesmo sendo com verba federal), a UFCAT foi finalmente efetivada em seu mandato e com curso de Medicina já iniciando com turma agora em 2019 (mesmo sem um efetivo empenho do atual prefeito), além da duplicação da BR-050 que passará por Catalão.
Assim, o que de fato aconteceu é que o desgaste de dois anos e meio de uma problemática administração de Jardel, com um secretariado importado e com os poucos da cidade sem dar respostas eficientes, com exceções é claro, com uma dúzia de vereadores apenas a explorar os cofres públicos, com problemas seríssimos de falta de água, sem se resolver os sérios problemas do transporte coletivo, com mudanças importantes na área da saúde, mas sem se conversar com a população sobre elas e com uma oposição que não perdia um minuto sequer para criticar e cobrar, tudo foi degrigolando.
Já Adib conta com uma Câmara de Vereadores mais tranquila, fazem o que ele ordena e votam de acordo com o que o prefeito manda, com exceção de quatro vereadores, todos são da situação, mas nem se compara a força que tinha a oposição na época de Jardel.
Sua administração também sofreu problemas com falta de água em 2018, a saúde não anda nada bem com inclusive fechamento da UPA que o ex-prefeito construiu, problemas também na ação social com suposto desvio de cestas básicas, aumento no valor da taxa de iluminação pública e possível criação da taxa de coleta de lixo, falta de vagas em creches da rede municipal.
Assim, agora ele tem exatos 1 ano e 9 meses para conseguir resolver problemas e ainda juntar a base, onde se pode ver vários “passarinhos” querendo voar e lançar candidatura para bater de frente com Adib.
Alguns problemas de Jardel, que era acostumado no parlamento, onde acontecem três sessões, no máximo por semana e o trabalho se resume em visitar as bases nos finais de semana e discursar com discurso pronto na mão, Jardel Sebba que é madrugador para fazer caminhadas, não percebeu em tempo hábil que ser prefeito de uma cidade como Catalão, merece bem mais dedicação, ir por exemplo, in loco ver o que estava acontecendo nas repartições, no almoxarifado, nas frentes de trabalho, ele confiou demais em seus auxiliares mais próximos, sobretudo em algumas figurinhas carimbadas e conhecidas, velhas raposas políticas e deixou que muitas coisas acontecessem sem ter as devidas respostas e os devidos tratamentos na devida hora.
Adib Elias diferente de seu adversário político, toma conta de tudo, é centralizador e não entrega a chave do cofre, é ele quem assina e libera o dinheiro, como ele mesmo disse em entrevista:
“Só pode pagar na prefeitura depois que eu ver, aí você vai falar, você é autoritário? Você é centralizador? Não, eu sou é ditador, centralizador, autoritário e só eu que mando”.
Ele faz questão de todas as manhãs tomar café no almoxarifado com os funcionários e de lá toma pé dos problemas da cidade,
A comunicação do governo Jardel Sebba, sempre foi fraca, com muitos recursos, mas sem um direcionamento objetivo, serviu a muita gente e não serviu a ninguém ao mesmo tempo, pouca gente ganhou demais e trabalhou de menos, porque comunicação efetiva não é puxa saquismo barato e os meios de comunicação que realmente comunicam no município foram deixados de lado em detrimento de jornais e televisões de outras localidades e de jornais e blogs que pensam que informação é algo que se vende igual batata na feira,definitivamente não é.
Adib segue o mesmo caminho, com uma assessoria fraca, que faz festa e cria holofotes para limpar lotes, não tem mostrado o que realmente importa e agrega valor. Uma imprensa que inclusive foi acusada pelo ex-presidente da Câmara, Deusmar Barbosa (DEM), que se “é só pagar que o Adib vira o melhor prefeito”.
É só observar quem comunicou nesse período para o prefeito e também para o ex-prefeito que entenderão o que estou dizendo.
A cidade não está uma maravilha como é passado pelos apoiadores ou melhor bajuladores, e nem um caos como a oposição tenta pintar.
Resta saber agora se Adib com o governo como aliado, irá conseguir fazer o que Jardel tentou e acabou não tendo muito sucesso, organizar a cidade, deixá-la limpa, asfalto em boas condições, melhorar a saúde e obras de impacto.
Mais tarde volto ao tema.