Categories: Sem categoria

Betim volta a se chamar Ipatinga e na Justiça Desportiva garante vaga na série C do brasileirão, até nova decisão

Spread the love

No dia 17 de fevereiro foi anunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva o último rebaixado para a série D do Campeonato Brasileiro. O Betim, de Minas Gerais, foi o alvo dessa sanção por uma dívida ao The Strongest, da Bolívia, referente à transação de um jogador.

Com a queda do time a série C abriria espaço para mais um clube. Muito foi especulado sobre o Clube Recreativo Atlético Catalano (Crac) abocanhar essa vaga, pois, eliminado ainda na primeira fase da competição em nono lugar e com 17 pontos, o time catalano poderia subir uma posição com o regresso do Betim permanecendo na divisão.

Agora, novos impasses podem impedir que o Crac participe da série C. O primeiro a ser observado é que para cumprir o Estatuto do Torcedor em tempo hábil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) incluiu o Betim, como Ipatinga, na terceira etapa do brasileirão até que seu caso seja julgado em definitivo. O feito favorece o time porque uma vez incluído na lista, a mesma não poderá ser alterada para que não sejam confrontadas cláusulas do próprio estatuto.

Mesmo com problemas com a Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado) o Betim conseguiu, via Justiça Comum, permanecer na divisão em que estava com a reserva de que a entidade máxima do futebol brasileiro entende que o Tigre mineiro “encontra-se sob judice por determinação do STJD”.

E para fugir das penalidades da Justiça Desportiva, outro ponto a ser observado, os dirigentes do Betim conseguiram mudar o nome do clube para Ipatinga Futebol Clube junto à CBF, sua antiga denominação.

Com isso, o time voltou a sua cidade de origem, saindo da cidade de Betim para Ipatinga, arrumou um Centro de Treinamento e até conseguiu um patrocinador de material esportivo.

Mas, agora, surge outro imbróglio. É que uma decisão assinada no dia 27 de fevereiro e publicada pelo presidente do STJD, Flávio Zveiter, determina que a diretoria de Competições da CBF suspenda a publicação da tabela das séries C e D do Campeonato Brasileiro de 2014, até que seja resolvido o conflito entre as decisões do rebaixamento e absolvição do Betim, ou Ipatinga, contando também todo o desenrolar dessa medida. Com a indefinição, o Campeonato Brasileiro da Série C pode acabar repetindo a edição do ano passado incluindo o Crac na disputa, o que pode ser entendido como impossível de acontecer já que a série B também poderia sofrer alterações.

Até novas implicações da Justiça Desportiva o então Ipatinga vai estrear no dia 27 de abril contra o Cuiabá, no grupo A do Nacional fase C. Paysandu, ASA-AL, Salgueiro-PE, Botafogo-PB, Águia de Marabá, CRB-AL, Fortaleza e Treze-PB também então no páreo.

Já o Crac está incluído na quarta divisão do Campeonato Brasileiro, como divulga a própria CBF. Ao todo, 41 times devem participar dessa fase contando com mais dois clubes de Goiás, o Anápolis e o Goianésia.

 

Por: Gustavo Vieira com informações do STJD

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

17 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

17 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

17 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

17 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

17 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

17 horas ago