“Trucoooooooo…”. Quem nunca ouviu aos berros essa palavra seguida de um forte sopapo numa mesa?! Pois é. Esse popular jogo de cartas é conhecido em várias partes do mundo e praticado como esporte em diversos locais da América do Sul e algumas regiões da Espanha e Itália.
Como esporte, a modalidade vem sendo difundida cada vez mais e se profissionalizado à medida que a colaboração dos gestores públicos se reverte em incentivos financeiros de apoio à atividade, o que dá ainda mais prestigio a esse costume centenário.
Na terra do pequi não poderia ser diferente. Promovido pela TV Anhanguera de Catalão em parceria com as prefeituras municipais da região, o 2º Desafio TV Anhanguera de Truco chegou às cidades de Ouvidor e Três Ranchos no último final de semana.
Iniciada no dia 18 de janeiro a disputa tem feito com que os truqueiros esbanjem todas as suas habilidades de blefe e sorte para vencer a cada etapa. E foi isso o que pôde ser visto no último sábado, no ginásio de esportes Sílvio José Ferreira, em Ouvidor.
Trinta duplas participaram do encontro e o prefeito da cidade, Onofre Galdino (PMDB) considerou de grande importância à realização do evento na cidade. “É um esporte que resgata a cultura, a tradição dos nossos avós, dos nossos pais. Então, se é cultura nós temos que prestigiar e incentivar e também é gratificante porque vemos que é um entretenimento que diverte a todos”, disse.
O diretor da TV Anhanguera, Valdeci Barros contou da gratificação que é realizar esse o esse torneio de truco e sua influencia positiva por onde passa. Ele compartilhou do mesmo sentimento de Onofre em relação à representatividade do projeto.
Os truqueiros ouvidorenses Nelson Fonseca e Amarildo Fernandes estão bem pontuados na competição e se firmam como um dos favoritos ao pódio na grande final, que deve acontecer no dia 29 de março em Ipameri.
Nessa que foi a nona etapa do torneio Goiandira venceu a competição, seguida por Urutaí e Santa Cruz. No dia seguinte (16), em Três Ranchos, os truqueiros de Anhanguera terminaram em primeiro lugar, Ouvidor em segundo e Palmelo em terceiro.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…