A petroleira estatal abriu o capital da sua unidade de distribuição em dezembro de 2017 e ainda detém 71 por cento das ações. A BR Distribuidora tinha valor de mercado de 25 bilhões de reais no fechamento de segunda-feira.
Para diversos especialistas, abrir mão de um ativo lucrativo e estratégico como a BR Distribuidora é ruim para a Petrobras e pior ainda para a sociedade. Isso porque, além de ser um ativo rentável, tem relevância estratégica para a petroleira, uma vez que tê-la como subsidiária significa custos mais baixos e a garantia da distribuição para todo o Brasil. Caso a venda se concretize, petroleiros temem que a distribuidora perca seu caráter social, pois, privatizada, deverá ser orientada exclusivamente para buscar o lucro.
Falando por meio de videoconferência para uma plateia de investidores e executivos, Mourão também disse que uma proposta de acordo sob a qual a Boeing adquiriria o controle das operações de jatos comerciais da Embraer é “muito boa” para a fabricante brasileira.
O governo brasileiro deve decidir em breve sobre o acordo, que tem o direito de vetar por ter ações privilegiadas na Embraer.
Do Portal Vermelho
Gente boa do Blog, já com 100 dias de governo, a segunda gestão de Velomar…
Gente boa do Blog, o Morrinho do São João, cartão postal de Catalão, que foi…
Gente boa do Blog, está chegando a hora, será no dia 30 de abril às…
STF autoriza prisão domiciliar do deputado Chiquinho Brazão, réu no caso Marielle Ministro Alexandre de…
Governo Lula atualiza Lista Suja de trabalho escravo e expõe 155 novos nomes Com foco…
Fatoflix enfrenta “guerra cultural” promovida pela extrema direita “Em tempos de intensa polarização e disseminação…