Categories: Sem categoria

EUA e Coreia do Sul realizam exercícios de guerra provocativos

Spread the love

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul iniciaram nesta segunda-feira (24) seus exercícios militares conjuntos, de grande envergadura, “Key Resolve”, com simulações de guerra contra a República Popular Democrática da Coreia (RPDC). O diário norte-coreano Rodong Sinmun, em artigo desta terça-feira (25), rechaça os ensaios realizados em detrimento do apelo à diplomacia, reiterados pelo governo da Coreia Popular.

 

Daum

Soldados estadunidenses e sul-coreanos desembarcam nos treinamentos militares conjuntos Foal Eagle, na Coreia do Sul, em 2013.

O programa de exercícios militares denominado Key Resolve, de treinos de comando (liderados pelo Comando dos Estados Unidos para o Pacífico), continuará até o dia 6 de março, seguido de outra simulação conjunta, o programa Foal Eagle (treinos de combate terrestre), que se estenderá até 18 de abril.

Os exercícios, afirma o diário norte-coreano, simulam combates terrestres, marítimos e aéreos, com a introdução de enormes efetivos norte-americanos e sul-coreanos, o submarino nuclear estadunidense e outros meios de ataque ultramodernos e equipamentos de alta tecnologia.

Leia também:
Coreia Popular rechaça acusações e denuncia provocação militar

A Coreia Popular vem denunciando o caráter de grave provocação mantido anualmente pelos EUA e pela Coreia do Sul com os exercícios conjuntos, realizados mesmo contra os apelos das autoridades norte-coreanas, que reivindicam maior dedicação à melhoria das relações na Península Coreana.

O alívio das tensões na região tem sido ressaltado como prioridade para a Coreia Popular, com diversas propostas de reaproximação da nação dividida brutalmente após a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia (1950-1953), com atuação direta dos EUA.

O diário Rodong Sinmun comenta, nesta terça, sobre os exercícios: “Os belicistas os descrevem como ‘anuais e defensivos’, mas isso não passa de uma artimanha pueril para encobrir o caráter provocativo e agressivo das atuais simulações.”

“Dividir em duas partes a nação coreana e realizar a ambição de dominio sobre a Coreia, instigando a confrontação entre o norte e o sul, é a estratégia invariável dos Estados Unidos,” continua.

Apesar de reafirmar o compromisso da Coreia Popular com a paz e a estabilidade da Península, o artigo também reitera as declarações das autoridades sobre a provocação de guerra, contra a vontade da RPDC, que poderá “fazer frente de forma determinada, para salvaguardar a estabilidade e a dignidade da nação.”

Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

Anthony Garotinho Mostra Para o Brasil Quem De Fato é Ronaldo Caiado

Gente boa do Blog, quer saber quem é Ronaldo Caiado, veja esse vídeo do ex-governador…

2 dias ago

Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular acontece na próxima quinta (10) em São Paulo

Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular acontece na próxima quinta (10) em São Paulo…

2 dias ago

STF mantém inconstitucionalidade de lei do DF que criava ensino domiciliar

STF mantém inconstitucionalidade de lei do DF que criava ensino domiciliar 1ª Turma confirmou que…

2 dias ago

Movimentos lançam, dia 10, plebiscito sobre questões que afetam a vida do povo

Movimentos lançam, dia 10, plebiscito sobre questões que afetam a vida do povo   Atividade…

2 dias ago

Senado rejeita juízes indicados por Milei e escancara crise no governo

Senado rejeita juízes indicados por Milei e escancara crise no governo   Com apoio de…

2 dias ago

Apoiadoras de Trump, empresas de tecnologia perdem bilhões após tarifaço

Apoiadoras de Trump, empresas de tecnologia perdem bilhões após tarifaço   Somente nesta quinta (3),…

2 dias ago