Categories: Sem categoria

Processo de promoção de militares que foram para reserva após cargo político é suspenso, a pedido do MP

Spread the love
Ato de promoção é suspenso

Em ação movida pela promotora de Justiça Fabiana Lemes Zamalloa, o juiz Élcio Vicente da Silva suspendeu a tramitação do Processo de Promoção n° 201800002659, em relação aos PMs convocados da reserva remunerada que migraram para ela pela diplomação em cargo eletivo.

O objetivo da ação é que Estado de Goiás não admita no quadro de acesso e não promova policiais militares convocados da reserva remunerada nessa situação e, em relação ao processo de promoção, aponta a inconstitucionalidade do artigo 6°, parágrafo 3°, da Lei n° 8.036/75, acrescido pela Lei n° 19.967/2018, e da Lei n° 19.966/2018.

Na ação, a promotora explicou que, em janeiro deste ano, foram publicadas as Leis n° 19.967/2018, alterando a Lei n° 8.036/75 e a Lei n° 19.966, sobre a convocação de militares da reserva remunerada para o serviço ativo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Após isso, foi deflagrado o referido processo de promoção de oficiais. O Comando-Geral da PM, então, fez uma consulta à Procuradoria-Geral do Estado para obter orientação jurídica sobre a aplicabilidade das novas normas para as promoções de oficiais e praças, inclusive naquele processo, em razão de contradições normativas e os diversos questionamentos existentes.

O órgão emitiu parecer no sentido de que houve violação das normas estaduais que permitem a convocação de militar que foi para a reserva remunerada, em razão da diplomação em cargo eletivo, e sua consequente possibilidade de promoção, sugerindo a revogação das normas questionadas. A promotora relatou que não houve providências, no âmbito político ou judicial, para a retirada das leis apontadas como inconstitucionais.

Diante desse quadro, ela instaurou um inquérito civil pública e buscou informações sobre os processos de promoção de praças e oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros, previstos para 21 de maio, 2 e 28 de julho de 2018.

Em resposta ao MP, o Corpo de Bombeiros informou que não existem bombeiros militares na reserva remunerada em razão de diplomação em cargo eletivo convocados para a ativa, motivo pelo qual, a Lei n° 11.416/91 não teria aplicação nessas promoções.
Em relação ao processo encerrado em 21 de maio, a PM comunicou que, por se tratar de promoção retroativa a setembro do ano passado, realizada por determinação judicial, não foi convocado nenhum policial que se enquadrasse nas condições da Lei n° 19.967/2018.

A PM encaminhou ainda a relação de militares da reserva remuneração por diplomação em cargo eletivo, e informou que, para o processo que será concluído no mês que vem, também não haveria policiais naquela condição. Fabiana Zamalloa, no entanto, observa que tramitam na Comissão de Promoção de Oficiais recursos administrativos para a inclusão de policiais no quadro de acesso que estão nessa condição.

Ela ressaltou ser certo que o Processo de Promoção n° 201800002659 está em andamento e, apesar das contradições e flagrantes vícios de inconstitucionalidade dessas normas, ainda não houve manifestação do Judiciário, o que poderá possibilitar, até a conclusão do processo de promoção, interpretações divergentes, nos âmbitos administrativo e também judicial, em razão de eventuais medidas individuais movidas pelos policiais por elas alcançados para garantir a possibilidade de promoção, com flagrante afronta à Constituição Federal.

 (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

 

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

17 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

18 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

18 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

18 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

18 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

18 horas ago