Categories: Sem categoria

Programa Estrada Nova já recuperou mais de 250 quilômetros de vias da zona rural de Catalão

Spread the love

Santo Antônio do Rio Verde, Pires Belo, Cisterna, Morro Agudo, Custódia, Coqueiros, Barreiro, Macaúba e Mata Preta já receberam as máquinas do programa

Depois de quase três meses de execução, o Programa Estrada Nova, lançado pela Prefeitura de Catalão em novembro de 2013, continua a todo vapor. Criado para melhorar a qualidade das estradas vicinais de Catalão, o programa já recuperou mais de 250 quilômetros de estradas da zona rural do município. A meta é percorrer ao todo 623,8 quilômetros, com serviços de recuperação, modernização e manutenção das estradas.

O Programa Estrada Nova teve início em Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo. Além desses distritos, também já receberam as máquinas outras 18 comunidades rurais de Catalão, como: Cisterna, Morro Agudo, Custódia, Coqueiros, Barreiro, Macaúba, Mata Preta, entre outras. Para a realização dos serviços, diariamente, são utilizadas cinco patrolas, três pás carregadeiras, uma retroescavadeira, cinco caminhões basculantes, três pickups e carros de apoio.

A primeira etapa do trabalho consiste no patrolamento da estrada e, em seguida, as máquinas continuam com o processo de cascalhamento. Nos pontos mais críticos, são feitas intervenções mais específicas, como o levantamento da pista. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Roseiro, as atividades do Programa não têm prazo para terminar. “Foi uma determinação do prefeito Jardel Sebba. Durante todo o mandato iremos continuar recuperando e mantendo a qualidade dessas estradas.”

O comerciante Eudes Marques da Silva é acostumado a percorrer todos os dias diversas comunidades rurais da cidade para entregar materiais de construção. Segundo ele, o trajeto tem sido feito com mais facilidade nos últimos meses. “[As estradas] estão boas, melhoraram bastante em relação ao que era antes. Estavam muito ruins e prejudicava o trabalho”, relatou.

O último levantamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) contabilizou mais de 1.400 propriedades rurais em Catalão. Para o secretário municipal de Agricultura, Manoel Ferreira da Silva, a população do campo vinha enfrentando grandes dificuldades por causa das más condições das estradas. “Em cada fazenda existe uma ou mais famílias. Muitos não estavam conseguindo nem sair de casa nos períodos mais críticos”, lembrou.

O prefeito Jardel Sebba acredita que o programa Estrada Nova facilitará o escoamento da safra e a trafegabilidade dos moradores do campo. “O número de famílias que moram no campo é bastante significativo. Elas são responsáveis por fornecer grande parte do que consumimos de produtos naturais na cidade. Com o Estrada Nova, melhoramos o tráfego do transporte escolar rural e o escoamento da produção leiteira e agrícola que está sendo feito com muito mais rapidez e facilidade,” ressaltou o prefeito.

Fonte: ASCOM / Prefeitura

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

7 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

7 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

7 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

7 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

7 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

7 horas ago