Poucos sabem, mas o planejamento familiar, além de uma necessidade, é questão de Saúde Pública. Em apenas 50 anos a população brasileira mais que dobrou e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) estima que em 2050 seremos quase 260 milhões, com expectativa de vida de 81,3 anos, a mesma dos japoneses atualmente.
A preocupação dos governantes não só do Brasil, mas de todo o mundo, é com o alto custo social que isso pode gerar prevendo que poderemos atingir os 9 bilhões de terráqueos em apenas 40 anos. Atualmente somos pouco mais de 7 bilhões.
Atento a essa questão o Hospital Materno Infantil de Catalão (HMI) realiza com frequência reuniões informativas sobre esse tema. De acordo com a direção do HMI o objetivo dessa ação é orientar a comunidade sobre os diversos métodos para se evitar a gravidez indesejada.
Organizada por uma equipe composta por médico, enfermeira padrão, psicóloga e assistente social, o grupo de aconselhamento atende às famílias mais carentes da sociedade e com cuidado busca quebrar os paradigmas sobre tudo à cerca do sexo e a necessidade de se prevenir.
Além das mulheres, a equipe tem destinado atenção também aos homens. A assistente social Rosemary Borges, uma das responsáveis pelo projeto, fala desta proposta do grupo dentro do programa Planejamento Familiar: “O nosso intuito é atender às famílias que não têm condições para fazer uma laqueadura [na mulher] ou vasectomia [nos homens], por exemplo. E é através de nossas palestras que, aos poucos, os homens vêm deixando o preconceito e o machismo de lado. Percebemos isso em cada reunião que realizamos com a comunidade sobre o planejamento familiar, pois a procura deles tem sido maior”.
Após o término das reuniões, os pacientes interessados em fazer vasectomia ou laqueadura são orientados a deixar agendada uma avaliação à psicóloga para os devidos procedimentos.
Tratar esse assunto com mais rigor e efetividade, esse deveria ser o compromisso dos governos através de política públicas eficazes e de fácil acesso. Nesse quesito o HMI em Catalão faz sua parte e tem sido até o momento referência nesse atendimento.
O próximo encontro está marcado para o dia 18 de março, às 7h30, no HMI, localizado na Rua Major Paulino, 760, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Mais informações também podem ser adquiridas pelo telefone: 3411 1132.
Por: Gustavo Vieira com informações do HMI
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…