Categories: Sem categoria

Planejamento familiar é ferramenta educacional do Hospital Materno Infantil

Spread the love

Poucos sabem, mas o planejamento familiar, além de uma necessidade, é questão de Saúde Pública. Em apenas 50 anos a população brasileira mais que dobrou e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) estima que em 2050 seremos quase 260 milhões, com expectativa de vida de 81,3 anos, a mesma dos japoneses atualmente.

A preocupação dos governantes não só do Brasil, mas de todo o mundo, é com o alto custo social que isso pode gerar prevendo que poderemos atingir os 9 bilhões de terráqueos em apenas 40 anos. Atualmente somos pouco mais de 7 bilhões.

Atento a essa questão o Hospital Materno Infantil de Catalão (HMI) realiza com frequência reuniões informativas sobre esse tema. De acordo com a direção do HMI o objetivo dessa ação é orientar a comunidade sobre os diversos métodos para se evitar a gravidez indesejada.

Organizada por uma equipe composta por médico, enfermeira padrão, psicóloga e assistente social, o grupo de aconselhamento atende às famílias mais carentes da sociedade e com cuidado busca quebrar os paradigmas sobre tudo à cerca do sexo e a necessidade de se prevenir.

Além das mulheres, a equipe tem destinado atenção também aos homens. A assistente social Rosemary Borges, uma das responsáveis pelo projeto, fala desta proposta do grupo dentro do programa Planejamento Familiar: “O nosso intuito é atender às famílias que não têm condições para fazer uma laqueadura [na mulher] ou vasectomia [nos homens], por exemplo. E é através de nossas palestras que, aos poucos, os homens vêm deixando o preconceito e o machismo de lado. Percebemos isso em cada reunião que realizamos com a comunidade sobre o planejamento familiar, pois a procura deles tem sido maior”.

Após o término das reuniões, os pacientes interessados em fazer vasectomia ou laqueadura são orientados a deixar agendada uma avaliação à psicóloga para os devidos procedimentos.

Tratar esse assunto com mais rigor e efetividade, esse deveria ser o compromisso dos governos através de política públicas eficazes e de fácil acesso. Nesse quesito o HMI em Catalão faz sua parte e tem sido até o momento referência nesse atendimento.

O próximo encontro está marcado para o dia 18 de março, às 7h30, no HMI, localizado na Rua Major Paulino, 760, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Mais informações também podem ser adquiridas pelo telefone: 3411 1132.

 

Por: Gustavo Vieira com informações do HMI

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

12 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

12 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

13 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

13 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

13 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

13 horas ago