A beira do caos. Essa foi à situação que o atual prefeito de Anhanguera, Francisco da Silva (PMDB), o Chico, disse ter encontrado a Prefeitura Municipal ao retornar a Casa no início de 2013.
Após vários estudos dos auxiliares do departamento de finanças da prefeitura foi descoberta a calamidade financeira contraída nos quatro anos que o antecederam. Em entrevista ao Blog do Mamede, nos primeiros meses do ano anterior, Chico disse que o dinheiro público na gestão do então ex-prefeito, Wander Pereira da Cunha (PTB), foi muito mal administrado, que muito pouco foi feito e que durante seu governo o município contraiu uma divida de aproximadamente R$ 2 milhões de reais. “Eu divide essa ‘rapadura’ em 40 vezes e outras gestões devem comer desse doce também”, reclamou Chico. Anhanguera arrecada mensalmente cerca de R$ 450 mil reais.
No segundo ano de seu terceiro mandato como prefeito Chico lamenta mais uma dificuldade em sua administração: a falta de recursos financeiros para a realização do tradicional carnaval da cidade, o Carnanhaguera.
De acordo com o secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente, Lucas A. Miranda Guimarães, o evento que sempre atraiu diversas pessoas à cidade não será realizado por resquícios dessa crise, dando a entender ser esse mais um mérito negativo do ex-prefeito. “Nós investimos no carnaval fora de época [realizado em novembro], no réveillon e pretendemos aplicar o dinheiro que poderia ser destinado à concretização da festa em obras para o povo. Vamos reformar a Praça Humberto Ferreira Carvalho que nem banco tem e investir no serviço de tapa buracos em todas as ruas da cidade. Por esse motivo não vamos fazer o carnaval em Anhanguera”, explicou Guimarães.
O secretário contou ainda que as obras devem começar o mais breve possível e que os investimentos serão subsidiados pela Caixa Econômica Federal, Ministério do Turismo e Prefeitura.
Mesmo não tendo como investir na realização do carnaval em Anhanguera, em contrapartida Guimarães garantiu que grande programação para o feriado prolongado da Semana Santa, em abril, começa ser estudado. Ele assegurou ainda que os anhanguerinos e turistas não perdem por esperar o feriado Santo, e não adiantou nada a mais sobre o que deverá ser organizado.
Por: Gustavo Vieira
STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026…
Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial Esvaziado…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro Indiciamento do criminoso e de outros…
Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula Ao lançar programa…