Categories: Sem categoria

Weslei Garcia, pré-candidato ao governo do estado visita o Quilombo Mesquita

Spread the love
FacebookFacebookTwitterTwitterRedditRedditLinkedinLinkedinPinterestPinterestMeWeMeWeMixMixWhatsappWhatsapp

Gente boa do Blog,

Nesta sexta-feira(01/06) o pré-candidato ao governo de Goiás,  Weslei Garcia (PSOL) fez uma visita ao Quilombo Mesquita, localizado na Cidade Ocidental, localizada na região da RIDE( Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno).

O Território do Quilombo de Mesquita foi reconhecido a partir de estudos técnicos regularmente realizados no processo administrativo Nº 54700.001261/2006-82, conforme Relatório Técnico de Identificação e Delimitação – RTID, Diário Oficial da União – DOU, em 29 de agosto de 2011, página 106, com a área delimitada correspondente a 4.292,8259 ha (quatro mil duzentos e noventa e dois hectares, oitenta e dois ares e cinquenta e nove centiares).

A Comunidade Quilombo Mesquita, desde 2006, é oficialmente reconhecida pela Certidão expedida pela Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura.

A Resolução nº 12, de 17 de maio de 2018, publicada no DOU nº 99, de 24 de maio de 2018, contém a deliberação do Conselho Diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que “acolheu” pedido de uma Associação para redução do Território do Quilombo de Mesquita, e condicionou a publicação da correspondente Portaria de reconhecimento e declaração do território do Quilombo à comprovação de que a maioria dos membros apenas da associação tenha aprovado o pedido de redução do território.

Segundo Weslei Garcia, trata-se de uma medida criminosa, uma vez que tal decisão fere, inclusive, parecer interno do mesmo órgão, que tem entendimento justamente o contrário.

Segundo bloguista do jornal O Popular, a decisão foi impulsionada por lobby do Deputado Estadual Jovair Arantes do PTB/GO para beneficiar uma empresa de José Sarney do MDB/MA.

Para Weslei Garcia, a comunidade Quilombola Mesquita representa a história e a cultura do povo brasileiro. A manutenção daquele espaço significa a valorização de toda nossa gente que dedicou suas vidas na construção de nossa sociedade e de nossa história. Todos somos oriundos da comunidade quilombola.

Somos descendentes afros e em nossa veia corre com muito orgulho sangue negro e de resistência e luta.

O INCRA e a as autoridades competentes devem atuar para reverter esta ação desmedida e descabida que beneficia Jovair e Sarney; e garantias de manutenção desse nosso patrimônio cultural vivo!

“O governo de Goiás deveria interceder contra esse atentado ao patrimônio do povo brasileiro e goiano, um governo deve cuidar das pessoas e do seu patrimônio cultural.”Afirma Weslei Garcia.

Assessoria de Comunicação. 

FacebookFacebookTwitterTwitterRedditRedditLinkedinLinkedinPinterestPinterestMeWeMeWeMixMixWhatsappWhatsapp
Blog do Mamede

Recent Posts

Pobre JK!

Pobre JK Angelo Cavalcante Juscelino era atento, observador e político de diálogo; longe, bem longe,…

7 horas ago

PT denuncia agressão de deputado bolsonarista e exige punição rigorosa

PT denuncia agressão de deputado bolsonarista e exige punição rigorosa Representação protocolada pelo presidente do…

15 horas ago

Lindbergh Farias: “PL da Anistia é para Bolsonaro se safar da cadeia”

Lindbergh Farias: “PL da Anistia é para Bolsonaro se safar da cadeia” Líder do PT…

15 horas ago

STF proíbe prefeito de SP de converter guarda em Polícia Municipal

STF proíbe prefeito de SP de converter guarda em Polícia Municipal   Ministro do STF…

15 horas ago

Morte do trabalhador senegalês acentua críticas à violência policial em SP

Morte do trabalhador senegalês acentua críticas à violência policial em SP   Para a deputada…

15 horas ago

Enem 2025: isenção da taxa pode ser solicitada até 25 de abril

Enem 2025: isenção da taxa pode ser solicitada até 25 de abril   Pedidos começaram…

15 horas ago