Categories: Sem categoria

Audiência Pública irá discutir as novas universidades federais em Goiás

Spread the love

O deputado estadual Karlos Cabral (PDT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa, promove na próxima terça, dia 22, a Audiência Pública – Os desafios das novas Universidades Federais em Goiás (Catalão e Jataí). A reunião acontecerá a partir das 14h, no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás.

A Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Universidade Federal de Jataí (UFJ) foram criadas por lei federal no mês de março deste ano, após desmembramento destas regionais da Universidade Federal de Goiás (UFG). A transferência dos cursos, estudantes e servidores foi automática, mas a transição é gradual e orientada.

Para o presidente da Comissão de Educação da Alego, a população goiana precisa se aprimorar desta novidade no ensino superior em Goiás. “Este é um debate necessário porque deve suscitar as demandas para a efetivação implantação e consequente funcionamento destas novas universidades, e a sociedade precisa participar deste processo”, comentou Karlos Cabral.

A previsão é que a UFCat realize concurso para 81 cargos efetivos de servidores técnico-administrativos e tenha ainda autorização para criar 40 cargos de direção, 225 funções gratificadas e cinco funções comissionadas de coordenação de curso. Já a UFJ terá 67 novos cargos efetivos de técnicos administrativos, 40 de direção, 222 funções gratificadas e duas funções comissionadas.

Universidade Federal de Catalão

A UFG Regional Catalão foi criada em 1983, com a oferta de cursos de licenciatura inicialmente. A nova UFCat oferece atualmente vinte e um cursos superiores de graduação em diversas e conta com uma unidade construída em área quase 90 mil m².

Universidade Federal de Jataí

Foi o primeiro campus fora da sede da UFG, criada em 1980. A UFJ conta com vinte e cinco cursos de graduação divididos em duas unidades: campus Riachuelo e campus Jatobá. A comunidade acadêmica é composta de cerca de quatro mil pessoas. A universidade oferece ainda cursos de Ensino à Distãncia (EaD) e coordena mais de 300 projetos de pesquisa e extensão.

A audiência pública sobre as novas universidades federais deve contar com as presenças de senadores, deputados federais e estaduais e prefeitos das duas cidades, além do reitor da UFG e de diretores das novas universidades.

SERVIÇO

Audiência Pública – Os desafios das novas Universidades Federais em Goiás (Catalão e Jataí)

Data: 22 de maio de 2018

Horário: 14h

Local: Auditório Costa Lima – Assembleia Legislativa de Goiás

 

Assessoria de Comunicação – Karlos Cabral

Blog do Mamede

Recent Posts

Lançamento de Livro: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park (Parque Calixto Abrão)

Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…

12 horas ago

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

12 horas ago

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal de gratificações em ação do MPGO

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…

12 horas ago

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos incompatíveis durante mandato

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…

12 horas ago

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?   Causas vão…

12 horas ago

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia   Datafolha mostra que brasileiros…

12 horas ago