Categories: Sem categoria

“Para metade dos brasileiros, impeachment foi golpe”, diz pesquisa

Spread the love

Dois anos após o impeachment sem crime de responsabilidade, a mídia divulga uma pesquisa que aponta que para 47,9% dos brasileiros acreditam que a presidenta Dilma Rousseff foi vítima de um golpe.

CTB

Enquanto a imprensa do mundo inteiro dizia que o impeachment era um golpe, a grande mídia brasileira insuflava manifestações de grupos da direita para pedir o afastamento da presidenta legitimamente eleita.

Segundo a pesquisa, 43,5% dos entrevistados entenderam que impeachment foi um evento “normal” que “faz parte do processo democrático”. Outros 8,6% não sabem dizer.

O levantamento foi feito pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, ligado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INTC), envolvendo universidades e pesquisadores de diversas instituições acadêmicas. A pesquisa foi realizada em março deste ano, entre os dias 15 e 23, com 2.500 pessoas domiciliares em 179 municípios.

Segundo o coordenador da pesquisa, o cientista político Leonardo Avritzer (UFGM), uma série de fatores políticos após o impeachment contribuíram para esse resultado. “É uma maioria que parece ter sido formada após o afastamento de Dilma”, diz.

Entre os eventos, ele cita a gravação que derrubou o senador Romero Jucá (MDB-RR) do ministério do governo Michel Temer logo no início da gestão. Trata-se da conversa de Jucá, braço direito de Michel Temer, com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, em que o senador afirma que havia uma articulação para derrubar a Dilma e “estancar a sangria” da Lava Jato.

Ele cita ainda que os R$ 51 milhões encontrados em malas num apartamento cedido ao também ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) e o flagrante contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que teve conversa gravada com o empresário Joesley Batista.

A realidade é que a mídia e a direita venderam a tese de que o mundo seria colorido com a saída de Dilma e que os governos progressistas foram os responsáveis por todas as mazelas do país. O inconformismo da derrota nas urnas levou o senador Aécio a se aliar om Temer, acreditando que o resultado seria a sua eleição em 2018. A senha golpista tomou conta e o golpe sem crime foi aprovado.

Impóndo uma agenda diferente da que foi aprovada pelas urnas, Temer se tornou o presidente mais impopular da história e promove o desmonte do Estado, com privatizações e retirada de direitos.

Lula

Realizado antes da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o levantamento também apontou que a condenação do ex-presidente pelo juiz Sergio Moro também foi rejeitada.

De acordo com a pesquisa, 27,6% discordavam muito da condenação e 11,5% discordavam pouco. Outros 10,3% não concordavam nem discordavam. E 5% não quiseram ou souberam responder.

Do Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

Redução da jornada: um caminho para o desenvolvimento e bem-estar social, por Paulo Paim

Redução da jornada: um caminho para o desenvolvimento e bem-estar social, por Paulo Paim O…

17 horas ago

PEC da Segurança foi bem recebida e terá urgência na Câmara, diz Adriana Accorsi

PEC da Segurança foi bem recebida e terá urgência na Câmara, diz Adriana Accorsi Em…

17 horas ago

HÁ 245 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 245 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

21 horas ago

Ataques à democracia e aos direitos humanos são herança da impunidade à ditadura

Ataques à democracia e aos direitos humanos são herança da impunidade à ditadura   Relator…

21 horas ago

Censo Escolar registra crescimento no ensino em tempo integral

Censo Escolar registra crescimento no ensino em tempo integral   Divulgado pelo MEC, números do…

21 horas ago

Juiz de Fora: prefeita Margarida Salomão reduz jornada para 30h semanais

Juiz de Fora: prefeita Margarida Salomão reduz jornada para 30h semanais   Município da Zona…

21 horas ago