Categories: Sem categoria

Por que queda do preço de combustíveis não é repassada ao consumidor?

Spread the love

Segundo especialistas ouvidos pelo Brasil de Fato, a resposta é simples: há um plano de privatização em curso.

O preço do etanol completou um mês de queda nas usinas brasileiras, ficando 20% mais barato, de acordo com estudo do Centro de Pesquisa Econômica Aplicada (Cepea), órgão ligado à Universidade de São Paulo (USP), divulgado na última semana. Nos postos, porém, o preço do etanol hidratado caiu apenas 0,4%, chegando a R$ 3,019 por litro.

Já o gás de cozinha teve queda de 9,2% nas refinarias no último período de 12 meses. No mesmo período, porém, o preço médio do botijão caiu somente 0,3%, segundo a Agência Nacional de Petróleo. Para especialistas em petróleo e gás, essa é uma mostra de como o processo de privatização de empresas públicas do setor, conduzido pelo governo Michel Temer (MDB), já trás prejuízo para os brasileiros.

“As distribuidoras e os postos que estão revendendo para as pessoas ganham muito nesse momento de instabilidade, porque eles mantêm o preço, compram mais barato da refinaria, ou até mais caro, depende do preço do dia, e vão estocando e vão controlando o mercado. Passamos a viver uma situação em que a Petrobras, por não ter o controle do preço na refinaria, joga para a mão das distribuidoras e dos postos o controle do preço. Então, é muito difícil que o preço desses derivados caia, porque esses setores vão tentar aumentar cada vez mais sua margem de lucro. A preocupação maior é o lucro”, explicou Cararine.

O diretor técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (INEEP), Rodrigo Leão, destaca que as empresas de distribuição, transporte e venda na ponta, que hoje são as responsáveis diretas por regular o repasse de preços aos consumidores, são exatamente o elo da cadeia que está no plano de privatização da Petrobras. A Gaspetro já teve 49% de sua participação vendida em 2015. A BR Distribuidora abriu 40% de suas ações na Bolsa em 2017. E, no mesmo ano, a Nova Transportadora do Sudeste (NTS) foi inteiramente vendida.

Para Leão, o problema pode se agravar conforme avancem as vendas das empresas públicas. O especialista critica ainda ausência de propostas do governo para a regulação de um setor que está sendo completamente transformado, o que pode acarretar, inclusive, em problemas de desabastecimento.

“Você está fatiando uma cadeia que era toda integrada, tudo era coordenado pela Petrobras. Só que aí a logística deixa de ser da Petrobras, a distribuição também deixa de ser da Petrobras, ou seja, cada pedaço desse vai ter uma empresa nova, com um interesse novo, querendo atender seus próprios interesses e um deles é aumentar a margem de lucro. Então, o consumidor vai ser onerado com esse processo, mas você pode ter problema de desabastecimento, dependendo de como isso for feito. Aí é uma questão de problemas que podem surgir da desregulação e da desarticulação do setor e isso não está colocado como vai ser resolvido”, disse Leão.

Um estudo feito pelo economista da Unicamp Rodrigo Pimentel Ferreira Leão e pelo cientista político da FESPSP William Nozaki dá dimensão do impacto que a privatização pretendida pelo governo Temer trará para o setor de gás. Se as vendas estipuladas forem efetivadas, o Estado pode perder o controle de mais de 74% de todo o complexo de gasodutos de transporte do país.

 Fonte: Brasil de Fato

    Blog do Mamede

    Recent Posts

    STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

    STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

    21 horas ago

    Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

    Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

    22 horas ago

    20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

    20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

    22 horas ago

    Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

    Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

    22 horas ago

    Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

    Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

    22 horas ago

    Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

    Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

    22 horas ago