Neste fim de semana termina o 38º horário de verão que para uns é bom e para tantos outros é uma “tormenta”. Os brasileiros de dez Estados e do Distrito Federal deverão atrasar o relógio em uma hora, à 0h do próximo domingo (16). Três regiões do País — Sul, Sudeste e Centro-Oeste — foram afetadas pela mudança na temporada 2013/2014.
Os Estados que deverão mexer nos ponteiros do relógio são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Ao contrário do que as pessoas em geral supõem o horário de verão não serve apenas para economizar energia. Sua principal finalidade é aliviar a carga sobre o sistema elétrico. O que parece não ter dado resultado nos últimos anos.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou nota explicando que um novo horário de pico de consumo de energia devido o calor intenso, registrado no meio da tarde, vem sendo observado desde 2011.
Em janeiro de 2014, o ONS registrou um aumento de 18,4% da carga de energia no Sistema Interligado Nacional, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo o ONS, o aumento se dá em função principalmente de dois fatores: o uso residencial e comercial intensivo de aparelhos de refrigeração nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, e a retomada das atividades industriais ao longo do mês.
Por: Gustavo Vieira
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…
Alexandre de Moraes mantém benefício da delação premiada de Mauro Cid O teor das…
Atividade industrial atinge recordes em produção e emprego, em outubro CNI divulga que, em…
Polícia Federal indicia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado Se for condenado pelos…
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…