O Centro de Apoio Operacional (CAO) da Saúde do Ministério Público de Goiás encaminhou e-mail a todos os promotores de Justiça do Estado com atribuição na defesa da saúde com orientações e sugestões de atuação para o enfrentamento da chamada síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que inclui doenças provocadas pelos vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B. Anexos ao e-mail foram encaminhados alguns documentos com o objetivo de embasar eventual ação institucional nas comarcas.
Um dos conteúdos que integram a comunicação é uma nota técnica informativa sobre a SRAG, elaborada pelo Grupo de Trabalho do Comitê de Enfrentamento à Síndrome Respiratória Aguda Grave. A nota indica as medidas necessárias de prevenção aos profissionais da saúde e à população em geral, bem como padroniza os insumos necessários para o atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação de SRAG, entre outras providências.
Junto com este material, o CAO Saúde encaminhou ainda, como sugestão de atuação para os membros do MP-GO, um modelo de portaria para instauração do procedimento administrativo visando ao acompanhamento das ações adotadas nos municípios goianos de prevenção e tratamento das síndromes respiratórias. Também foi enviado um modelo de recomendação que pode ser expedido aos gestores municipais para o cumprimento da nota técnica informativa, visando assegurar o adequado enfrentamento aos vírus influenza.
No dia 23 de março, o CAO Saúde e a 53ª Promotoria de Goiânia realizaram uma reunião com os gestores da Saúde estadual municipal visando definir medidas integradas e emergenciais de enfrentamento à SRAG (leia no Saiba Mais).
(Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Foto: banco de imagens
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…