“O presidente não está acima da lei. Não pode estar. Ninguém está acima da lei. Ninguém pode estar acima da lei, mas ninguém pode ser subtraído à sua proteção. Ninguém pode ser retirado da proteção do ordenamento jurídico”, afirmou.
O advogado pediu que o Supremo aguardeo julgamento das ações sobre a prisão em segunda instância, antes julgar o pedido da defesa do ex-presidente. “De que adianta prender Lula agora se vamos julgar as Ações Diretas de Constitucionalidade que podem acabar com a prisão em segunda instância?”, questionou.
“Não é dado ao judiciário entrar a legislar para atender a este ou aquele pragmatismo”, salientou o advogado, que disse ainda que “essa maré montante de autoritarismo que se hospeda em determinados setores da burocracia do Estado” não é um fenômeno que ocorre apenas no Brasil. “Preocupantemente, isso está a suceder em todo o planeta”, disse.
Batochio disse também que a ditadura militar considerava fator impeditivo de ilegibilidade quem tivesse denúncia contra si. “Vejam a simetria.” Ele citou a Constituição de 1988. Procuramos positivar no texto as garantias de presunção de inocência, para repelir investidas do autoritarismo, seja ele “verde-oliva” ou “da cor negra da asa da graúna”.
Se a maioria dos ministros votarem pela aceitação do habeas corpus, Lula poderá responder ao processo em liberdade até o final.
Do Portal Vermelho
Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…
HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…
Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…
Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…
Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas? Causas vão…
Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia Datafolha mostra que brasileiros…