Pois bem, a partir de hoje postarei todos os dias um texto com algumas fotos sobre minha participação na “Missão Científica Cuba/Brasil, onde 25 professores, de 07 estados brasileiros e de várias universidades, ficaram em território cubano por 11 dias, conhecendo universidades, escolas e percorrendo as 14 províncias cubanas.
Foto: Mamede Leão, professor Sandro Safadi e um jovem médico cubano, filho de médicos, que sonha em trabalhar no “Mais Médicos”, sua mãe já teve no Brasil pelo programa.
Meu primeiro texto será sobre um dos três temas que depois comentarei também individualmente algo mais sobre eles.
Saúde, educação e segurança, podem criticar a ilha, o regime e suas diferentes formas de organização, mas se tem algo em Cuba que funciona e deve ser copiado, invejado e principalmente entendido é o sistema de saúde, educação e segurança cubanos.
Foto: Mamede Leão com alunas do ensino médio
Em Cuba não se compra remédios em farmácias sem receita médica, nem um “sonrisal” se consegue, mas ao ir a farmácia, a atendente indica onde está o posto de saúde familiar e do bairro para que você seja atendido por um médico da comunidade
Tive problemas intestinais e estomacais em Cuba, fui a farmácia e em seguida ao médico, doutora Rose me atendeu, por 20 minutos conversou comigo e em seguida, olhou olhos, boca, ouvido e nariz, tive que levantar os braços, mexer os olhos, e vários membros de meu corpo, tomei soro, e retiraram sangue para exames, no final, um pouco mais de uma hora, o diagnóstico estava pronto, infecção estomacal. Com dois comprimidos na mão, perguntei a doutora Rose quanto tinha que pagar, a resposta, em Cuba não se cobra nada por serviços médicos, tudo é totalmente de graça. e ao me despedir dela, ela me perguntou sobre as novelas brasileiras e disse, Paulo Betti é o melhor ator brasileiro que ela gosta.
Foto: Mamede Leão, estudantes em visita ao cemitério Santa Efigênia onde estão os restos mortais de Fidel Castro.
Verdade seja dita, médicos em Cuba são iguais empregadas domésticas, se encontra em todos os lugares, são acessíveis, educados e possuem uma formação humanista, nada de colocarem o dinheiro antes do juramento de salvar vidas, se preocupam com o estado de saúde do paciente, se interagem e de fato, realizam uma consulta médica.
Se compararmos com os salários brasileiros, eles são uma das categorias de trabalhadores mais valorizadas no território cubano, ganha algo em torno de 300, 400 reais por mês, são felizes, sorridentes e prestativos, mas é claro que muitos querem sair de lá, progredirem financeiramente falando e alguns pensam que devem mesmo receberem salários mais altos.
Existem médicos cubanos em mais de 80 países e programas como o “Mais Médicos”, criado pelo governo Dilma e desvirtuado pelo impostor Michel Temer, tem possibilitado que outros povos conheçam a avançada medicina cubana, o internacionalismo deles e claro eles possam ganharem um pouco mais e acumularem algum capital. Cuba é destaque no combate a mortalidade infantil, um dos menores índices mundiais, por lá não se tem febre amarela, cólera e nada dessas doenças que tanto assolam o Brasil.
Recentemente médicos cubanos descobriram tratamento para vitilico e várias formas de escleroses, exportam conhecimentos científicos na área de saúde e métodos humanos de combate a várias doenças. A entrada na Universidade para se estudar medicina é acessível a todos, se cobra apenas um teste de aptidão, os números nos informam que por la se tem o maior número de médicos por habitantes.
Voltarei ao assunto.
Gente boa do Blog, a Academia de Artes, Cultura e História de Pires do Rio…
NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA Devido a demanda do município, onde as pessoas ainda usam a…
Lucro da Petrobras no 3º trimestre cresce 22,3% e chega a R$ 32,6 bi …
Pablo Marçal é indiciado pela PF por laudo falso contra Boulos Caso seja condenado,…
Gente boa do Blog, deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) em discurso na Assembleia Legislativa mostra…