Categories: Sem categoria

Após pedido de habeas corpus negado, Lula recebe apoio de movimentos e parlamentares

Spread the love
Movimentos afirmam que eleição sem a candidatura do ex-presidente é fraude política / Alexandre Padilha

Os ministros da 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) negaram por unanimidade nesta terça-feira (6) pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ele não seja preso após condenação em segunda instância.

Segundo defenderam os ministros em seus votos, o início do cumprimento da pena após a condenação ser confirmada em segunda instância não fere o princípio constitucional da presunção de inocência. Apesar do placar desfavorável no STJ, a defesa do ex-presidente ainda pode recorrer ao STF, o Supremo Tribunal Federal na tentativa de impedir a prisão.

A deputada Benedita da Silva (PT) afirmou que o processo de Lula é permeado de decisões políticas muito mais do que jurídicas. “Vamos esperar pelo STF para que a gente possa continuar acreditando na seriedade e transparência da Justiça. O que o Lula tem enfrentado nada mais é do que um golpe político porque querem inviabilizá-lo para a disputa eleitoral”, afirma.

Raimundo Bonfim, coordenador estadual da Central dos Movimentos Populares e membro da Frente Brasil Popular, afirmou que a decisão não pegou os movimentos de surpresa. “Para nós, dos movimentos populares, é a continuidade de uma perseguição política já que não existem provas”, pontua.

Com a decisão de hoje, Lula pode ser preso após julgamento do recurso do TRF-4.

A deputada do PT acredita que só o processo eleitoral poderia significar um julgamento justo para o ex-presidente.”Seja o povo brasileiro que o julgue, já que os que o investigam não conseguem provar sua culpabilidade”, sugere.

Já Bonfim defende que as mobilizações a favor do presidente se intensifiquem ainda mais. “Nós vamos continuar nossas mobilizações e continuar denunciando que eleições sem Lula é fraude, que ele é candidato até o fim”, diz.

Em nota, o PT afirmou que ao negar habeas corpus em favor do ex-presidente Lula, a 5a Turma do STJ “evidenciou que é urgente o Supremo Tribunal Federal julgar as ações que defendem o princípio constitucional da presunção de inocência”. “Ninguém, seja Lula ou qualquer outro cidadão brasileiro, pode ser privado da liberdade antes do trânsito em julgado na última instância.”, traz a nota.

Ainda não há data para os recursos sejam analisados pelo TRF-4.

Brasil de Fato

Blog do Mamede

Recent Posts

Lançamento de Livro: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park (Parque Calixto Abrão)

Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…

19 horas ago

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

19 horas ago

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal de gratificações em ação do MPGO

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…

19 horas ago

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos incompatíveis durante mandato

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…

19 horas ago

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?   Causas vão…

19 horas ago

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia   Datafolha mostra que brasileiros…

19 horas ago