A forte estiagem que assola o estado de Goiás desde o início deste ano está provocando uma redução no nível dos reservatórios das hidrelétricas do estado.
Na região sudeste do estado, a situação é menos preocupante que em diversas outras localidades. Em Itumbiara, por exemplo, até agora, choveu apenas 68 milímetros próximo da barragem, índice bem inferior para a média registrada neste período do ano, que é de 266 milímetros.
Em Três Ranchos, a barragem da Usina Hidrelétrica de Emborcação está operando com 40% da capacidade máxima. Embora pareça pouco, e realmente é, o lago que abastece a usina (Lago Azul) está enchendo muito lentamente o que tem sido encarado como um alívio, mesmo que momentâneo.
A UHE é pertencente ao grupo CEMIG e tem capacidade de produção de 1.192 MW e conta com 4 Turbinas, que estão todas em operação. Isso deve garantir que as regiões de Minas Gerais e de Goiás abastecida pela hidrelétrica não fiquem sem energia.
Mesmo com os níveis preocupantes na quantidade de água nas barragens, a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e a Furnas – subsidiária da Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras), afirmam que a distribuição de energia ainda não foi afetada. Até o momento, as usinas estão com todas as turbinas em operação e a possibilidade de racionamento está descartada, pelo menos por enquanto.
Por: Gustavo Vieira com informações da ONS
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…