O Ministério Público de Goiás, com apoio da Polícia Militar e de oficial de justiça, cumpriu na manhã desta sexta-feira (9/2) mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal de Mutunópolis, em investigação sobre possível prática de atos de improbidade administrativa por parte do presidente do Legislativo municipal, vereador Tharles Eloisio de Oliveira Leonel. As ordens, expedida pelo juiz Andrey Máximo Formiga, da comarca de Estrela do Norte, foram cumpridas pela promotora Daniela Haun e servidores do MP, que apreenderam documentos e computadores na sede do órgão.
No pedido feito à Justiça, a promotora relata que representação protocolada no MP levou à abertura de procedimento investigativo contra o presidente da Câmara. Na investigação, foi apurado até agora que Tharles Eloisio assinou alguns cheques sem autorização legal e com finalidades alheiras ao interesse público. Ele teria ainda falsificado a assinatura do vereador tesoureiro e até emitido um cheque, no valor de R$ 7 mil, com a finalidade de garantir empréstimo pessoal em um estabelecimento comercial da cidade. Há suspeita também de que o investigado estaria movimentando a conta bancária da Câmara Municipal em proveito próprio.
Essas irregularidades resultaram num pedido de instalação de Comissão Especial de Inquérito na Câmara para apurar os fatos, mas o requerimento foi rejeitado e arquivado no dia 2 deste mês, o que indicaria apoio político dos demais vereadores ao investigado. Em razão disso, a promotora entendeu ser necessária o cumprimento da medida judicial, diante do risco de interferência na apuração. Com o cumprimento dos mandados, a promotora vai analisar agora o material apreendido para definir as próximas medidas judiciais a serem tomadas. (Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Fotos: acervo da Promotoria de Estrela do Norte)
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…